sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Quem são os donos da Santa Casa?

Após fim da greve, a semana foi marcada pela discussão sobre o futuro do Hospital

O fim da greve na Santa Casa de Misericórdia abriu a discussão sobre o futuro do hospital. Durante sete dias, os trabalhadores ficaram em frente ao Hospital reivindicando os salários de dezembro, pois segundo a administração, o governo anterior não havia deixado em caixa recursos suficientes para honrar o pagamento da folha que venceu no dia sete de janeiro. Na última semana, aconteceu uma série de entrevistas para tratar sobre o assunto e, então, um questionamento surgiu: quem são, afinal, os donos da Santa Casa?
O tema foi levantado ao longo de uma entrevista concedida pela prefeita Ana Tarouco (DEM) ao programa Resenha Livre, no Facebook do Jornal A Plateia. Tarouco afirmou que “a Prefeitura não é dona da Santa Casa, o hospital é uma empresa privada”.

CONSTITUIÇÃO

A Santa Casa é constituída pelo seu Estatuto que possui seu quadro de sócios que elege a Mesa Administrativa. Desde a intervenção municipal, que ocorreu no ano de 2015, visando a manutenção do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, o quadro de sócios do hospital ficou intocável, sem movimentação, visto que sua Mesa Administrativa eleita continua suspensa durante a Intervenção.

OS RUMOS

Em tese, se a intervenção fosse retirada hoje, o que não está nos planos da Prefeitura, os responsáveis por assumir a Santa Casa seriam os representantes da última mesa diretora. No entanto, a prefeita Ana Tarouco afirmou, nesta semana, que em duas semanas deve apresentar um plano de ação para o Hospital. “Estamos trabalhando para a criação de um comitê de gestão de crise dentro da Santa Casa. Isso está sendo criado ao longo desta semana e dentro do comitê nós vamos trazer a gestão hospitalar e a partir daí nós vamos apresentar […] no momento oportuno, que eu espero que seja algo em torno de duas semanas, […] um plano de ação claro, objetivo de onde vamos começar. Qual é o primeiro enfrentamento? O segundo enfrentamento. O que queremos produzir com isso? E onde queremos chegar?”, afirmou.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e