sáb, 20 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

Assistência Social descarta grande quantidade de alimentos

Os mantimentos estavam armazenados de forma inadequada ou estavam fora do prazo de validade

Uma das primeiras ações de Gabriele Fernandes à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi descartar diversos fardos de massa, arroz, enlatados e doces. De acordo com a Secretária, o problema foi ocasionado por falta de controle da gestão anterior. “No período de transição já não havia controle de estoque. […] Quando a gente assumiu, eu pedi que verificassem todos os períodos de validade dos alimentos, até para organizar e passar mais rápido o que estava perto de vencer”, comentou.
Foi através da reorganização do estoque que o problema foi detectado. “Aí foi que nós começamos a descobrir todos os vencidos, arroz mal armazenados que criaram larvas, produtos com a validade raspada que tiveram que ser descartados”, pontuou. Na sequência, foi feito o contato com a Vigilância Sanitária para saber o destino correto para a carga. “Eles nos aconselharam a descartar. Tiramos tudo das embalagens e foi levado para a Ansus, lá na Tabatinga, tudo devidamente descartado”, informou Gabriele.
Ao todo foram cerca de 60kg de alimentos, oriundos de compras por parte da Secretaria e doações da comunidade, que poderiam ter sido doados para famílias carentes do município. Para evitar que o desperdício continue, a SMAS providenciou a informatização de seu almoxarifado que, segundo a Secretária, nunca havia sido organizado desta forma antes. “Não tinha controle da entrada das doações. Não tinha anotação, não tinha nada”, pontuou.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela