sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Funcionários da Santa Casa participam de sessão na Câmara de Vereadores

Os profissionais foram buscar apoio junto aos edis para solucionar a situação do atraso de pagamentos

Um grupo de funcionários da Santa Casa compareceu à uma sessão representativa na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (27). Ao longo da sessão, falando pelos colaboradores, Silvio Madruga, presidente do Sindisaúde, agradeceu o apoio da casa e disse que a classe tem muito respeito pelo Legislativo Municipal. “No fim do ano agora, esta casa aprovou um repasse de R$ 380 mil que fez com que a classe dos trabalhadores da Santa Casa tivesse a segunda parcela do 13°”.

O presidente do Sindisaúde aproveitou seu tempo na tribuna para contrapor os pedidos por redução no quadro de funcionários do hospital. “Demitir trabalhadores é a solução? Isso não é gestão, já passamos por isso e nós não temos medo. Nesta cidade tem um sindicato que não tem bandeira partidária. […] Não interessa aos trabalhadores quem está à frente da Santa Casa, desde que faça as coisas acontecerem”, pontuou. Ainda sobre o tema, Madruga também acrescentou que a diminuição dos leitos do hospital acarretaria em grandes prejuízos para a comunidade mais carente do município que depende do SUS. “Em nenhum momento a gente está propondo briga com o quem está na frente da Santa Casa ou com o gestor do Município… Ainda. Porque, se não mostrar a que veio, só nos resta isso que está acontecendo neste momento que é a greve”.

Os vereadores, por sua vez, após acompanharem as colocações do presidente do sindicato, propuseram que houvesse um trabalho em conjunto por parte de todas as bancadas pra buscar reverter a situação do hospital. Também foi proposta a busca por créditos adicionais que pudessem viabilizar o pagamento dos funcionários e, consequentemente, por fim à greve.

 

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos