sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Coperforte pede socorro por situação das estradas rurais

A Cooperativa dos Assentados da Fronteira Oeste, (Coperforte) divulgou uma nota nesta semana para pedir uma atenção especial do poder público em relação a trafegabilidade das estradas rurais do município que devido aos altos volumes de chuva registrados no mês de janeiro no município acabaram deixando alguns trechos intransitáveis das localidades, dificultando o escoamento da produção de leite.

A cooperativa vem fazendo todo possível para manter as rotas de recolhimento de leite, com custo elevado de manutenção de veículos que passa de R$100.000,00 no mês e apesar de todo investimento financeiro não estamos conseguindo fazer a manutenção a tempo de fazer as rotas pois todo dia chega caminhão estragado por conta da situação das entradas.

Existe uma alta cobrança e descontentamento da parte dos produtores com cooperativa pelo fato de não garantir o recolhimento do leite em lugares com estradas precárias. Alguns produtores de leite não entendem que a manutenção das estradas Rurais não é responsabilidade da Cooperativa e sim da prefeitura que só aparece nas localidades rurais de 4 em 4 anos.

A cooperativa e sua direção nunca fugiu da sua responsabilidade e está à disposição dos associados para juntos reivindicarem seus direitos aos órgãos “competentes” do município.

Secretaria de Agricultura trabalha com quatro frentes nas estradas rurais

Conforme entrevista ao Jornal A Plateia, o secretário de Agricultura Roberto Braz, o Departamento de Estradas Rurais do Município vem trabalhando com quatro frentes para tentar, de forma emergencial, resolver alguns desses problemas de trafegabilidade.

As equipes estão atuando nas regiões do Rincão dos Canudos e Espinilho fazendo manutenção nas estradas, na região dos Moirões e nos Cerros Verdes onde estão sendo realizados o patrolamento e reparo em pontos críticos com reposição de material. Segundo o secretário de agricultura, Roberto Braz, após o temporal foi montada mais uma equipe para fazer o reparo emergencial. “Após esse episódio, nós montamos essa equipe para fazer reparos ali na região do Banhado Grande que fica localizada entre Florentina e Coxilha de Santo Inácio que em função do excesso de chuva acabou rompendo um pedaço da estrada e impossibilitando o trânsito. Essa equipe fez o reparo na estrada, o que possibilitou a retomada da trafegabilidade na região porque as pessoas estão ilhadas no local. Agora nós deslocamos essa equipe para o Cerro da Cruz fazendo os reparos necessários na rota de escoamento do leite”.

   

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos