sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Produtor rural tem prejuízo de mais de 8 mil reais com enxurrada

A chuva de quase 200mm que atingiu Sant’Ana do Livramento no último sábado dia 16 de janeiro causou diversos problemas desde alagamentos, entupimento de bueiros queda de muros e transbordamentos dos córregos que cortam o município. Entre os episódios que mais chamaram a atenção foi o do produtor rural Roque que há vários anos trabalha vendendo melancias, frutas e verduras, próximos ao Curralão na Avenida Dom Pedro II e durante a enxurrada de sábado acabou perdendo mais de 8 mil reais em produtos.

As cenas das melancias indo água abaixo foram registrados por moradores das redondezas, no momento da enxurrada o produtor diz que haviam mais de 600 melancias entre melões e outras frutas. ” Quando começou a chuva forte eu vim aqui olhar e encheu muito rápido. Não tinha o que fazer pois era muita água. Fiquei só olhando as melancias indo água abaixo” disse. O produtor que possui uma pequena propriedade na localidade do Cerro da Cruz, diz que agora é hora que correr atrás do prejuízo. “ A gente não pode ficar parado, temos que trabalhar. Já está chegando mais melancia, então contamos com os amigos para recuperar esse prejuízo”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos