sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Idoso de 102 anos e técnico de enfermagem serão os primeiros imunizados em Livramento

Na manhã desta terça-feira (19) de Janeiro, foi realizada na prefeitura municipal uma coletiva de imprensa para tratar dos detalhes do começo da imunização contra a covid-19 em Sant’ana do Livramento. Segundo a secretária de saúde Caroline Alves Gomes, as primeiras doses devem chegar no município entre hoje e amanhã e assim será dada o início da vacinação que cumprirá uma série de protocolos desde o seu acondicionamento até a aplicação. “Foram disponibilizadas para a região 8 mil doses da vacina, sendo que destas devem chegar entre hoje e amanhã cerca de 4 mil doses. Nós estamos atentos porque a qualquer momento nós podemos ser chamados para buscar essas vacinas em Alegrete na décima coordenadoria” disse.

 A secretária também explicou como será feita a distribuição das vacinas. “ Neste primeiro momento nós estaremos recebendo 804 doses, onde 166 doses são específicas para instituições de longa permanência incluindo os asilos, e as outras 638 doses serão distribuídas diretamente e somente ao pessoal de linha de frente do covid. Porquê? Pois nós seguimos os protocolos do governo do estado. São orientações que nos foram dadas em uma reunião de última a hora realizada na noite de segunda-feira. Onde ficou estabelecido que os trabalhadores da linha de frente devem ser imunizados nesta primeira leva que serão as 4 mil unidades distribuídas entre os 11 municípios” explicou.

Segundo a secretária as duas primeiras pessoas a receberem a vacina serão um idoso de 102 anos e um enfermeiro que trabalha no combate, na linha de frente desde o início da pandemia.

A secretária alertou ainda que mesmo com a chegada da vacina, é necessário que todos continuem fazendo a sua parte cumprindo os protocolos sanitários e de higienização, pois a guerra ainda não foi ganha está apenas no começo, por essa razão cada um precisa fazer a sua parte. “Nós sabemos da importância da vacinação principalmente para os nossos trabalhadores da Linha de frente, e essa imunização neste primeiro momento é necessária para que a gente não perca mais soldados. Que fique registrado. É uma lei federal e nós não temos como decidir quantas doses vão vir para nós pois isso é estipulado pelo ministério da saúde essa demanda repassada para os estados” destacou.

 A secretária de saúde deixou bem claro que a vacina pode chagar a qualquer momento entre hoje e amanhã e tão logo as doses da CoronaVac  cheguem o processo de vacinação irá iniciar. Caroline Alves ainda alertou a população que não procure pela vacina em postos de saúde, pois as doses serão aplicadas conforme um protocolo pré-estabelecido.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos