sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Santa Casa tem nova Gestora Presidente

Foto: Matias Moura/AP

Exatamente no dia em que completa duas semanas à frente da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, a prefeita Ana Tarouco (DEM) tomou uma de suas primeiras providências em relação à saúde, que foi a troca de comando da Santa Casa de Misericórdia. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (14), onde o nome da Comissária de Polícia, Leda Marisa dos Santos, surgiu em detrimento de Sérgio Oliveira.
Tendo atuado há, relativamente, pouco tempo na função de Provedora do sanatório, Leda chega com certa experiência para assumir interinamente o posto em um dos momentos mais críticos da saúde pública na cidade, onde o nível de ocupação dos leitos reservados para Covid-19 beira os 90%. Em sua primeira fala como Gestora, Leda reafirmou seu compromisso com o Poder Público. “Assumimos, hoje, interinamente e já estamos trabalhando seguindo as orientações do Executivo”.
Ainda em sua declaração, a Gestora também se mostrou disposta a trabalhar próxima da comunidade. “Sou parceira da comunidade e da imprensa. Sou uma cidadã disposta a contribuir”, concluiu. Quanto à destituição do cargo, Oliveira, à frente da Santa Casa desde o ano passado, se mostrou surpreso. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, Oliveira disse não ter sido informado. “Olha, fiquei sabendo por vocês, por ser recepcionado pela imprensa. Mas onde há fumaça há fogo”, disse.
Sobre a situação atual do hospital, Oliveira declarou: “A situação é delicada e merece cuidados. É como se fosse um paciente na UTI em estado grave inspirando cuidados. Nós estamos enfrentado uma pandemia que traz reflexos graves e merecemos cuidados e atenção de toda a população, porque o processo curativo passa muitas vezes por aqui. A Santa Casa precisa estar à disposição para atender uma população que muitas vezes não se cuida”.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,