qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Menino de 7 anos morre após ser soterrado

A última terça-feira (12) chegou ao fim com a triste notícia do falecimento do menino Felipe Ezequiel, de 7 anos. Morador da rua João Jacinto Costa, na Vila Real, o menino brincava junto a outras crianças em um terreno baldio quando um deslizamento de terra acabou por vitimá-lo. A mãe da criança notou o seu sumiço por volta das 16h40 e percorreu as proximidades em busca do pequeno.
A medida em que o tempo ia passando e Felipe não aparecia, o desespero só aumentava. Em pouco tempo a vizinhança toda estava mobilizada em uma verdadeira força tarefa para localizar o menino. Em um determinado momento, populares relataram ter visto um automóvel branco embarcar a criança e, após os moradores tentarem parar o veículo, o mesmo se evadiu do local.
Desta forma, a Brigada Militar foi acionada para cuidar do caso. Com o perímetro próximo à casa coberto, as buscas se estenderam até o lago do Batuva, onde alguns veículos foram abordados e revistados pelos policiais, mas nada foi encontrado. Por volta das 21h, o pai do menino que trabalha em um estabelecimento rural, se juntou ao grupo que realizava as buscas. Com ampla divulgação do caso pelos veículos de comunicação da cidade, diversas pessoas foram até o local para colaborar na ação.
Após mais de seis horas de busca, populares foram até um terreno baldio distante cerca de 100 metros da casa de Felipe e começaram a cavar. Em um buraco com pouco mais de um metro de profundidade o menino de sete anos de idade foi encontrado. Neste momento, as guarnições da Brigada Militar que estavam atendendo à ocorrência já haviam deixado o local com a mãe de Felipe rumo à Delegacia para o registro do desaparecimento.
O SAMU chegou a ser acionado, mas temendo que a espera fosse fatal, familiares embarcaram com o menino na unidade móvel do jornal A Plateia e partiram com destino à Santa Casa. No meio do percurso, a criança foi transferida para uma ambulância que completou a viagem. Ao longo do caminho, os paramédicos tentaram reanimá-lo diversas vezes através da massagem cardíaca. Já no hospital, Felipe foi rapidamente levado ao pronto socorro, onde os profissionais tentaram exaustivamente salvá-lo, mas, após quase uma hora, ele não resistiu.

INVESTIGAÇÃO

Alguns profissionais que tiveram contato com a criança relataram a presença de algumas lesões em diferentes partes do corpo. Questionada sobre a possibilidade de a criança ter sido agredida, a Delegada Giovana Muller não confirma qualquer tipo de investigação nesse sentido. Apenas disse que o caso está sendo tratado como acidente e que os trabalhos estão voltados para apurar se houve negligência ou não por parte dos responsáveis pela criança, visto que o menino brincava sem a supervisão de um adulto. O corpo do menino foi encaminhado para a perícia e o laudo deve sair nos próximos dias.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.