seg, 25 de janeiro de 2021

Aplateia Digital - 23/01/2021

Última Edição

Santa Casa em risco de colapso

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O números crescente dos casos de covid em Livramento vem preocupando as autoridades da área da saúde , principalmente pelo fato da capacidade de leitos de UTI estarem praticamente esgotados. Na Santa Casa de Misericórdia por exemplo, segundo o boletim diário da secretaria de saúde , 87% dos leitos estão ocupados e o números de casos ativos da doença no município é de 288 infectados.

Segundo o diretor da Santa Casa de Misericórdia, Sergio Oliveira, a situação é muito preocupante por vários motivos, desde o grande número de infectados, falta de estrutura, de profissionais no hospital e de investimento em recursos financeiros. “Essa é uma situação que nos remete ao medo. Porque ver essa quantidade de pessoas esperando na fila para encaminhar um exame nos causa muito tristeza. Estamos com medo porque nós não sabemos como está a qualidade respiratória dessas pessoas, se elas estão com baixa saturação, se estão precisando de internação. E se elas estiveram necessitando de internação nós estamos correndo um sério risco de não poder atender essa demanda. ”

Segundo Oliveira a manhã no hospital foi de reuniões internas entre os técnicos para buscar alternativas para enfrentar o problema. “A nossa situação é grave, nós precisamos aumentar o número de leitos, e neste sentido estamos estudando a possibilidade de aumentar mais dois ou três leitos na UTI. Precisamos melhorar a quantidade de técnicos entre enfermeiros e médicos. E estamos buscando essas alternativas. Está muito difícil de conseguir profissionais no mercado porque todos estão disparando dessa situação. E os nossos, os funcionários da Santa Casa, muitos deles estão sendo infectados. Para se ter uma ideia somente no ano de 2020, nós tivemos mais de 1.900 de atestados de mais. Então nós com o número de funcionários que temos, que para as pessoas que estão no lado de fora parece uma enormidade, nós não conseguimos dar suporte de atendimento pela quantidade de atestados médicos.

Sobre a situação em relação aos casos de covid na Santa Casa, o diretor disse que nesta segunda-feira 11 duas pessoas que estavam internadas na ala covid tiveram alta sendo que 12 pessoas seguem internadas. “ Então nós temos agora somente duas vagas e neste fomento estamos providenciando o incremento da criação de mais 5 vagas para a gente obter uma mínima condição de atendimento. Estamos vendo com a Secretaria Municipal de Saúde e diretamente com a prefeita municipal a possibilidade da liberação de recursos para que a gente possa realizar um melhor atendimento. Para se ter uma ideia, hoje nós estamos precisando de 9 enfermeiros, outros tantos técnicos e precisamos também de mais médicos”.

 Segundo os dados confirmados na manhã de hoje pela secretaria de saúde Livramento, possui 2.258 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo destes 17 óbitos, 288 casos de pessoas com o vírus ativo e 14 internados na ala Covid da Santa Casa ocupando 87% por leitos disponíveis. Segundo o último boletim o número de pessoas recuperadas no município 1.953.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies