sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

A vacina e o espelho da consciência

Gilberto Jasper
Jornalista /gilbertojasper@gmail.com

É natural o desespero mundial em busca da vacina contra a Covid-19. Inúmeros países são usados para embasar as críticas ao Governo Federal pela “demora” na compra e liberação. Irônico lembrar que ao longo do tempo o Brasil consolidou posição de vanguarda na produção de vacinas. Também é referência na organização e execução de campanhas de vacinação neste país continente.
O terror difundido de forma maciça pela maioria da mídia fez com que muitos países comprassem vacinas que sequer chegassem à conclusão da chamada Fase 3 da pesquisa. Algumas vacinas sequer são usadas nos países de origem. Em outros casos, os laboratórios não se responsabilizam pelos efeitos colaterais.
Laboratórios visam o lucro. Seria ilusória imaginar que estas industriais abririam mão do faturamento para “salvar a humanidade”. São “heróis” que vendem ilusões, como trabalham pela vida, no combate às doenças que ameaçam o mundo. Mas não há nenhuma responsabilidade social destas empresas?
Quem conhece o submundo deste segmento tem ideia dos artifícios usados para conquistar mercados. Basta constatar a enorme quantidade de farmácias inauguradas a cada dia no país. A hipocondria – popularmente chamada de “mania de doença” – acomete boa parte da população brasileira.
Isto é estimulado através da massacrante propaganda de medicamentos, somada à publicidade das farmácias. Sou leigo no assunto, mas no Brasil a legislação que regulamenta a propaganda de remédios deveria ser mais rigorosa. Cada comercial promete milagres que, cá entre nós, são impossíveis de serem cumpridos. Alguém tem notícia de punições?
No caso da vacina contra a Covid-19 também chama atenção a velocidade com que alguns laboratórios produziram a imunização. É um caso inédito. Ouço que normalmente são necessários no mínimo três anos e meio para liberar uma vacina. Além disso, existe a questão envolvendo a responsabilidade das autoridades ao liberar uma droga a ser inoculada em toda a população.
Não é preciso ter bola de cristal para saber o que acontecerá na ocorrência de um único caso de efeitos colaterais no Brasil. Posso imaginar a manchete de abertura de um determinado noticiário de abrangência nacional de tevê.
A manipulação da informação é tão velha quanto o mundo. Num país onde o capital interfere no conteúdo não estranha o tipo de “noticiário” que lemos/ouvimos/assistimos nos dois últimos anos. A queda no faturamento publicitário é um GPS a orientar a abordagem dos conteúdos jornalísticos. É lamentável que no Brasil, a Rede Globo, de tantos prêmios internacionais, não fique vexada com a postura adotada a cada programa.
Quem faz da Covd-19 um tema de politização e de ideologização do noticiário sempre acusa os outros. Mas “esquece” convenientemente de olhar-se no espelho da consciência.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos