qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Um ano desafiador”, diz Éder Fialho sobre 2020

Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, o Secretário diz que o saldo é positivo e torce pelo sucesso da próxima gestão
Éder Fialho disse que, por conta da pandemia, muitas ideias e projetos não puderam sair do papel, mas, mesmo assim, torce para o sucesso do novo governo. (Foto: Murilo Alvez/AP )

Se em tempos normais a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já é uma das pastas mais fundamentais e exigida, em uma pandemia como a de Covid-19 então, torna-se nevrálgica. Todas as demandas são urgentes, faltam recursos, equipes reduzidas, profissionais esgotados. Sem dúvidas, um grande desafio, como afirmou o atual Secretário, Éder Fialho. “Foi um baita desafio. É a minha terceira passagem desde 2005. […] As ideias que nós tínhamos para colocar em prática não foram possíveis por conta da pandemia e eram ideias boas. Inclusive foram passadas para a Delegada Ana Tarouco”.
Quanto a última afirmação, Fialho disse que fez questão de prestar todo o suporte para a equipe de transição do novo governo e também espera que tudo corra da melhor forma. “Torço para que o novo governo tenha sucesso, porque o sucesso deles significa que eu estava no caminho certo”, acrescentou. Sobre conduzir a pasta em meio à pandemia, o Secretário ponderou. “Muitos fatores devem ser analisados, não só em relação à pandemia, mas também pela troca de governo. Isso aí, de uma certa maneira, poderia ter prejudicado, mas não prejudicou. A equipe permaneceu a mesma, isso fez com que tivesse continuidade”.
Na sua avaliação, o responsável pela pasta também destacou o empenho dos profissionais. “O terceiro turno da Covid é uma coisa que deu muito certo. Tivemos profissionais engajados, médicos pegando junto, enfermeiros virando turno e técnicos fazendo a mesma coisa. Hoje nós estamos fazendo a inversão da lógica, com o aumento maciço dos casos nós vamos centralizar, ou seja, ao invés de esperarem atendimento, elas vão até o atendimento. Durante o dia tu vai ter o pessoal fazendo o teste rápido, se precisar de uma atenção médica a ambulância conduz o paciente até o hospital, então nós vamos estar mais próximos da comunidade neste momento”.
O Secretário disse ainda que, se comparado aos demais municípios da região, Sant’Ana do Livramento apresenta um dos melhores índices, o que, segundo ele, se deve às decisões corretas que foram tomadas no início do ano. Finalizando a sua fala, Fialho disse que a chave para o trabalho ter sido conduzido da forma adequada foi a cooperação. “A equipe é fantástica. Eu sou professor e nunca me meti na parte técnica, por isso deu tão certo. […] Eu cuidei da parte mais política. Então, o saldo é bastante positivo. […] Perante todas as dificuldades desse ano, eu julgo que a minha passagem pela Secretaria foi uma passagem boa, não foi melhor por conta da pandemia”, opinou.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.