ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Mortes no trânsito crescem 50% em relação a 2019 em Livramento

Até o último dia 28, houve mais de 200 acidentes no perímetro urbano da cidade

Na última segunda-feira (28), a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, divulgou dados sobre o ano de 2020. Somente neste ano aconteceram 220 acidentes em vias do perímetro urbano do município, neste número não estão as ocorrências atendidas pela Brigada Militar e pela PRF nas rodovias BR-158 E BR-293.

Outro dado preocupante são os casos de embriaguez ao volante, somente em 28 dias de dezembro, 52 motoristas foram flagrados dirigindo após ingestão de bebidas alcoólicas, resultando em uma média de quase duas autuações por dia. O inspetor Luis Fernando Reppetto concedeu entrevista e falou sobre ações da pasta sobre estes dados e fiscalização no fim de ano: “Com a pandemia, a prioridade da Secretaria de Trânsito nos primeiros meses foi modificada, deixando um pouco a fiscalização de lado. Os condutores percebendo isso passaram a descumprir o regramento que rege o trânsito no país. Somente no último fim de semana, pós-natal, foram 10 autuações por embriaguez ao volante e diversos carros autuados por irregularidades”, conta.

O aumento nas autuações se dá pela maior fiscalização, atualmente a pasta conta com agentes 24 horas nas ruas e as operações, como a Balada Segura, que antes eram realizadas somente em um dia do fim de semana, passou a ser realizada deste a noite de sexta, finalizando na noite de domingo, em locais itinerantes e estratégicos para evitar fugas e/ou tentativas de desvios.

“Livramento foi à contramão dos dados do Estado”

Além do grande número de acidentes somente no perímetro urbano, as mortes no trânsito tiveram um aumento de 50% em relação a 2019. De 10 mortes no ano passado, pulou para 15 o registro de vítimas fatais apenas no perímetro urbano da cidade. “São 15 famílias que perderam seus entres queridos. Para uma cidade do tamanho de Livramento é um número elevadíssimo e vai na contramão dos dados do Estado que indicam redução de acidente, principalmente pela pandemia. Algumas coisas precisam ser repensadas”, ressalta Reppetto.

A fiscalização não para, em parceria com a Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal. Com os três órgãos atuando em conjunto. Reppettoainda fez orientações para que os condutores tenham consciência nesta passagem de ano: “Que os condutores tenham consciência e responsabilidade. Falamos muito em números, parece frio, mas são pessoas que sofreram acidentes e que 15 destes casos foram de familiares de alguém que não voltou pra casa, que não estará presente na virada para 2021 pois perdeu a vida talvez em um acidente que poderia ser evitado. Que tenhamos um 2021 melhor para todos”.

Sicredi Essência conclui as Assembleias 2024

Coordenadores de Núcleo, do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, levaram o voto dos associados e aprovaram a destinação dos resultados e outras pautas