qua, 17 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

PROCURA DA FELICIDADE: ACREDITE NOS SEUS SONHOS

Na história recente da humanidade, 2020 foi um ano muito difícil. A maior pandemia do século se instaurou sobre as pessoas e tivemos as mais diversas dificuldades nesse ano. Foi possível ver a falta de estrutura e planejamento de grande parte dos governos pelo mundo. Foi possível atestar a total falta de cuidado e empatia de muitas pessoas com o problema mundial que enfrentamos. Muita tristeza, muito sofrimento. Tivemos que lidar com a solidão, tivemos que lidar com o luto. Além das diversas dificuldades econômicas que foram impostas. Mesmo sendo impossível de ignorar todas essas coisas, resolvi trazer um filme que reflete que, mesmo enfrentando todas as adversidades, mesmo tudo dando errado, devemos acreditar em nossos sonhos. Além disso, devemos estar na constante busca pela felicidade e enfrentar o que for preciso para conseguir.


À procura da felicidade é um filme, baseado em uma incrível história real, estrelado por Will Smith, que conta a trajetória de Chris Gardner, um empresário norte-americano, investidor, corretor da bolsa, palestrante motivacional, escritor, filantropo, fundador e CEO da Gardner Rich & Co. Mas que pra conquistar tudo que possui hoje, enfrentou muitas dificuldades. No filme, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de tentar o que fosse possível para que sua família continuasse unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de seu filho, Christopher (Jaden Smith). Ele sai em busca de um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno, já que seu investimento anterior, se tornou obsoleto e não deu o retorno esperado.
O filme nos traz lições importantes enquanto avança em sua narrativa. Essas lições podem ser importantes para o ano que se inicia. Devemos persistir. Devemos acreditar. Devemos nos desafiar. A persistência é uma característica importante de desenvolver, pois 2020 nos mostrou que, apesar das adversidades, podemos nos reinventar, podemos, hoje, ser muito melhores que ontem. Acreditar e ter esperança num futuro melhor, são pensamentos bons que nos ajudam a persistir. Esses pensamentos são importantes, afinal de contas, as coisas boas somente virão a partir da nossa mudança de atitudes, e não do simples fato de acreditar. Acredite que pode e faça. Isso é desafiador, mas a única coisa que poderá mudar uma situação ruim é enfrentar essa situação. Desafiar-se a estar melhor que antes e em constante evolução trará o sentimento de vitória e dever cumprido. Sejam quais forem seus sonhos, mantenha o foco. As adversidades não deixarão de vir, mas a sua escolha em enfrentá-las é o que fará a diferença.


Chris Gardner dirá “não aceite o plano B”. Veja, ele não diz pra que não exista um plano B, mas que você não aceite menos que o plano A. Estabeleça o que é prioridade para sua vida, no momento que for, como plano A. Trabalhe e persista para que a felicidade seja uma constante em sua vida. Sabemos que momentos felizes advém de momentos tristes e por conta disso, procure evoluir até atingir um próximo estágio de felicidade. A vida é capaz de nos impor momentos tristes e de dificuldade, porém, ao mesmo tempo, é muito competente em mostrar que podemos ser muito felizes, pois aqueles momentos felizes, momentos que realmente valem a pena, fazem da vida uma jornada fantástica de ser vivida. No filme, uma das frases mais emocionantes descreve o que é ser quem você deseja ser: “Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa, corre atrás. Ponto.”

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo