qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Estamos trabalhando, esgotados, por favor, façam sua parte se cuidando”

Trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia, principal hospital da cidade e único a atender pelo SUS, solicitaram à toda comunidade santanense que tenham cuidado durante as festas de fim de ano, procurando evitar aglomerações fazendo, reuniões familiares mais reduzidas para diminuir o número de casos de contaminação com o coronavírus.
Durante a semana, dois vídeos gravados por profissionais da Santa Casa pedem a conscientização de todos para que o hospital não entre em colapso, visto que a Santa Casa está praticamente com sua lotação máxima na ala Covid: “Estamos com o hospital praticamente lotado. Na U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva), temos apenas dois leitos de isolamento para pacientes com Covid, ambos ocupados. Além disso, a nossa Ala Covid também está com sua capacidade também com alto índice de ocupação. Então, pedimos encarecidamente que vocês da comunidade, que sempre nos ajudaram, façam também esse apelo para seus amigos e familiares, que usem a máscara, não façam aglomerações, enfim. Estamos aqui trabalhando, esgotados, cansados, não temos técnicos e enfermeiros para manter o hospital com atendimento adequado, estamos atuando com o mínimo, mas, fazendo todo o esforço necessário para atender com qualidade e com respeito. Vocês tem que fazer a sua parte para que possamos manter esse hospital com o mínimo de pacientes”, desabafou uma das profissionais durante o vídeo.
Outro vídeo publicado na noite da última terça-feira (22), reforça a mensagem. Nessa nova publicação, profissionais de outras áreas como: Lavanderia, Higienização e Hotelaria também pedem que evitem aglomerações e festejos no Natal e Réveillon. Este vídeo mais curto, com 35 segundos, finaliza com um pedido “Todos nós cuidamos a sua família, nos ajude a cuidar da nossa”.
Dados do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sant´Ana do Livramento, na última quarta-feira, confirmaram que a cidade possui no momento 148 casos ativos da Covid-19. Desses casos, 09 são de pessoas que estão internadas na Santa Casa de Misericórdia sendo duas na U.T.I.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos