qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Santa Casa fica com apenas um médico pneumologista para atender pacientes com Covid-19

(Foto: Marcelo Pinto/AP)

A semana que será marcada pelas celebrações dos festejos natalinos e que antecede o réveillon chega carregada de preocupações para as autoridades da área da saúde em Sant´Ana do Livramento. Com 148 casos ativos de Covid-19 e nove pessoas internadas na Santa Casa de Misericórdia, sendo duas delas na U.T.I., o foco agora se volta para a contratação de médicos. Sim, médicos, já que neste momento o hospital conta com apenas um profissional para atendera todos os pacientes que estão internados com a confirmação da doença. A informação se torna ainda mais preocupante já que entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), 46 pessoas com algum tipo de sintoma buscaram atendimento na estrutura montada na frente do Pronto Atendimento da Santa Casa.

A informação foi confirmada na tarde deste  domingo pelo secretário municipal de Saúde, Eder Fialho. De acordo com ele, um dos médicos que estava auxiliando no atendimento em razão da do deslocamento para a cidade de pacientes provenientes de Rosário do Sul, já avisou que não mais prestará atendimento no hospital. Assim, apenas uma médica pneumologista está prestando assistência aos pacientes positivados se internados. “A médica á alertou que não irá atender mais do que sete pacientes, embora ela não tenha autonomia para definir quantos pacientes atenderá ou não. Essa determinação parte da Secretaria de Saúde. Mas, entendemos o seu estado físico e mental, todo o seu cansaço e pressão que sofre em função do quadro atual da pandemia na cidade”, salientou Eder Fialho. Somente no sábado, a Secretaria da Saúde havia confirmado mais 21 novos casos na cidade totalizando 148 mas, ainda faltam chegar novos resultados de exames que foram enviados ao Lacen – Laboratório Central do Rio Grande do Sul, ou seja, os números poderão ser ainda mais altos nas segunda-feira.

Apelo

No início da tarde do domingo, um grupo de profissionais que atuam diretamente no tratamento de pacientes internados com Covid-19 na Santa Casa, divulgou um apelo em forma de vídeo nas redes sociais pedindo colaboração da comunidade diante do crescente número de casos e da proximidade de esgotamento da capacidade de atendimento no hospital. Atualmente, a Santa Casa conta com 16 leitos na Ala Covid sendo que 60% destes estão ocupados, além de apenas duas vagas na UTI, ambas ocupadas.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.