qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Família de produtores do Cerro dos Munhoz aposta na produção de suco de uva

Nesta semana, eles participaram do 6º Encontro de Produtor para Produtor promovido pelo programa Juntos para Competir para divulgar as suas atividades

Que Sant’Ana do Livramento e a região da campanha possuem excelentes condições para produção de uvas de qualidade todo mundo já sabe. Estamos na região do planeta que coincide com o paralelo 31 onde a exposição solar, e principalmente o clima, é propício para o desenvolvimento das videiras. Não é à toa que a região possui vinícolas que hoje produzem vinhos premiados nacional e internacionalmente.
E é dentro deste cenário que a família Cupsinski vem desenvolvendo, nos últimos anos, em sua propriedade localizada na região do Cerro dos Munhoz, um projeto voltado para a produção de uvas tipo suco pretendendo, inclusive, produzir a bebida dentro da sua agroindústria.
A reportagem do Jornal A Plateia conversou com Adelir Cupsinski, responsável pelo projeto, juntamente com sua esposa, Lucimari de Almeida Nascimento, com os filhos Tailaine e Cauã; e com seus pais Lucas Cupsinski e Oliva Chimello Cupsinski.
“Nós fomos assentados aqui no Cerro dos Munhoz. Na verdade, a nossa família é natural de Frederico Westphalen onde sempre trabalhamos com agricultura. Como a família foi crescendo e nós não tínhamos condições de manter todo mundo resolvemos acampar. No ano de 1991 nós fomos sorteados com um lote de terras aqui em Sant’Ana do Livramento e começamos a trabalhar em grupo coletivo, depois não deu certo, e cada família foi trabalhar para si. Num primeiro momento com sistema de feira e, depois, de tambo para tirar uma renda. Ao longo dos anos a gente foi percebendo que só essa renda não era suficiente, foi quando nós tivemos acesso à EMATER e assistimos umas palestras sobre fruticultura aqui na região. Então, nós começamos a pensar em plantar uva”, conta seu Adelir.
Amparado pelo conhecimento técnico por volta do ano 2000, as primeiras videiras começaram a ser plantadas na propriedade, num primeiro momento com uvas finas e posteriormente com as uvas de mesa. “Foi bastante difícil no início, nos primeiros 4 anos a gente passou bastante trabalho e viu que não ia dar certo, aqui na região, uvas orgânicas. Então, passei a pesquisar mais sobre o assunto e começar a plantar uvas viníferas e de mesa pois a gente trabalhava com feira e se via um potencial nessa área Depois de vários anos tentando se manter, tivemos acesso ao programa de assistência técnica do SEBRAE e as coisas começaram a melhorar”.
Adelir disse ainda que teve ajuda da ASPROUVA (Associação do Pequenos Produtores de Uva) e também da EMATER. “Todos foram muitos importantes, mas a partir da nossa entrada no “Projeto Juntos para Competir” foi que conseguimos ter bons resultados. A ideia da produção de sucos veio porque a gente já fazia para a família, mas no modo tradicional e só para o consumo. Depois de um tempo nós fomos engarrafando alguns litros e vendendo para os conhecidos. E o pessoal gostou muito. Aí surgiu a ideia de ter uma indústria de suco, colocamos o sonho no papel e fomos correr atrás. Fizemos um planejamento junto com a EMATER que nos acompanha até hoje e nos dá todo o suporte para a nossa agroindústria que já está quase pronta, com todas as máquinas encaminhadas e o prédio em construção. E assistência técnica foi fundamental para realizar o nosso sonho, tanto da EMATER quanto do SEBRAE.
Segundo seu Adelir, a família pretende colocar tanto as suas uvas quanto o suco industrializado no mercado local. Nesta semana, a família Cupsinski participou inclusive do 6º Encontro de Produtor para Produtor promovido SEBRAE, SENAR e FARSUL onde pôde compartilhar as suas experiências com produtores de todas as regiões do RS.