sáb, 16 de outubro de 2021

Aplateia Digital - 25/09/21

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 12/12/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Novo espaço para a gestão da pandemia

Secretaria Municipal da Saúde trabalha em ritmo acelerado para concluir um meticuloso processo de reengenharia interna na estrutura da Escola Municipal Saldanha Marinho, localizada na esquina das ruas Dr. Fialho e Uruguai. A partir da semana que vem, conforme estima o secretário Eder Fialho, o espaço deve acolher toda a estrutura de triagem e gestão do enfrentamento da Covid 19. Até agora, o trabalho era dividido entre o campus local da Unipampa e a própria sede da Secretaria da Saúde. Eder Fialho agradece – em nome de toda a comunidade, com certeza – a ajuda Unipampa, que cedeu sua estrutura para triagem de casos suspeitos, em Livramento, forneceu e realizou testes PCR no campus de São Gabriel, doou álcool em gel através do campus de Uruguaiana e ainda álcool 70º, através do campus de Alegrete, e antecipadamente agradece à Secretaria de Educação e à direção da escola Saldanha Marinho. O novo local vai receber toda a estrutura, inclusive o setor administrativo relacionado ao controle da pandemia. Localizado próximo ao Pronto Socorro e ao hospital Santa Casa e de fácil acesso a toda comunidade, o prédio possui uma entrada lateral, inclusive para veículos, por onde será feita a entrada para o público. Contará com médicos para atendimento das 18 às 22 horas e terá atendimento diário das 8h às 22h. O funcionamento da secretaria da Escola ficará isolado do restante da estrutura.

Cultura “très élégante”

Talvez “elegância” seja a palavra que melhor defina todo o conjunto de caracterísiticas e valores da histórica cultura francesa. É um modo de vida que pode ser conhecido em todos seus detalhes para enriquecimento individual e, inclusive, para aplicação profissional, na Aliança Francesa de Livramento, coordenada há anos pela professora e ex-secretária municipal de Educação e de Cultura Maria Regina Prado Alves. A partir do ano novo, ela ganha reforço no time da Aliança: o competente fotógrafo, articulista e ativista cultural e social Rogério Pacheco Bras, acadêmico de Relações Internacionais na Unipampa, que assume o departamento de cultura da Aliança, e a advogada e influencer Carmen Lima, que assumirá a função de divulgadora das atividades. “La nouvelle année” promete.

Renda mínima municipal

O vereador reeleito Dagberto Reis quer que o Município institua algum tipo de ajuda pecuniária mensal, com recursos do próprio Orçamento anual, para ajudar pessoas em situação de maior vulnerabilidade, em especial as que não serão atendidas pela política de renda emergencial nacional. O legislador lembra que essa proposta já está em estudo em outras cidades brasileiras – inclusive São Paulo – e explica que a ideia é buscar aumentar a arrecadação, através da cobrança da dívida ativa, recadastramento imobiliário, IPTU progressivo e outras ações, para viabilizar o pagameno da ajuda mensal.

Saúde na prática

O presidente da Câmara de Vereadores, Romário Paz, promulgou na última quinta-feira a lei municipal que declara serviço essencial o funcionamento de academias, áreas de clubes sociais e outros serviços destinados à prática de exercícicos físicos. A lei, de autoria do vereador Maurício “Galo” Del Fabro, havia sido aprovada pela Câmara, mas o prazo para sanção ou veto do Prefeito acabou se esgotando.

Convivência

Prefeita Ana Tarouco tem mantido uma posição de total independência em relação à classe política local – incluindo integrantes de seu próprio partido, o DEM, e do REPUBLICANOS, partido do vice Evandro Gutebier. Em contrapartida, e em contraponto à maneira educada como ela pessoalmente trata a todos, alguns interlocutores, supostamente falando em seu nome, têm passado alguns recados bem fortes sobre a postura da futura gestão na convivência com os demais setores da sociedade, tanto na área pública quanto privada. Isso tem causado alguns constrangimentos e despertado certa antipatia em relação à Administração que assumirá dia 1º de janeiro. É bom lembrar que a campanha acabou dia 14 de novembro e a hora é de buscar a união de toda a comunidade. Obviamente que é preciso respeitar a proposta político-administrativa aprovada nas urnas, mas a gestão técnica não implica obrigatoriamente a inexistência de diálogo.

Equipe

A definição da composição do 1º escalão do futuro Governo Municipal parece ter avançado de maneira significativa nesta última semana. Ainda que não totalmente completo, o novo secretariado – que Ana Tarouco e Evandro Gutebier pretendem seja eminentemente técnico – poderá ser divulgado já nesta próxima semana. A definição vai proporcionar aos futuros gestores setoriais já começarem a se apropriar da situação de cada Pasta antes mesmo de suas nomeações, que deverão acontecer no dia 1º de janeiro, logo após a posse da Prefeita e do Vice.

Orçamento

O vereadores devem votar nesta segunda, 14, a Lei Orçamentária para o primeiro ano da nova Administração. O orçamento prevê uma receita na casa dos R$ 352 milhões – compreendidas as Administrações direta e indireta e o Legislativo. A votação acontecerá durante a sessão ordinária, a partir das 10 horas. Antes, uma reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento deverá votar o parecer do relator designado, vereador Enrique Civeira.

Olha os prazos

Terminam neste mês os prazos para renegociação, com desconto de juros e multas, das dívidas com o Município e com o DAE. Até dia 20, quem quiser quitar à vista débitos com o Município terá 80% de desconto de multa e juros; quem preferir parcelar, tem até o dia 30 para fazê-lo em até 60 vezes com 50% de redução multa e juros. Já as dívidas com o DAE poderão ser negociadas até o dia 30, com 70% de desconto nos juros e multa e parcelamento em até 36 vezes.