qui, 18 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

As várias caras do novo governo

Ainda não totalmente definido, o novo secretariado deve ser apresentado nos próximos dias pela prefeita e vice, em coletiva

Uma das bandeiras levantadas pela prefeita eleita de Sant’Ana do Livramento e seu vice, Ana Tarouco (DEM) e Evandro Gutebier (DEM), deixa ainda mais sigilosa a lista de pessoas que devem assumir os cargos do primeiro escalão da Prefeitura da cidade. O não compromisso político-partidário apresentado ainda durante a campanha eleitoral, fez com que a nova comandante do Executivo e seu “dupla”, como gosta de chamar o vice, pudessem escolher com calma quem vai assumir os cargos no próximo dia 1º de janeiro.
Apesar de não assumirem publicamente, parte dos futuros indicados pela democrata já estão trabalhando na Prefeitura na fase chamada de transição, que é quando as equipes da nova gestão começam a tomar pé da situação nas secretarias. Esse trabalho vem acontecendo de maneira intensa na Secretaria Municipal da Educação, por exemplo, que deve ser assumida pela professora Sandra Pontes. Da confiança de Ana Tarouco, Pontes já vem há um bom tempo acompanhando a situação no município e já começa a planejar o futuro da pasta. Também quem já tem o nome confirmado na lista do primeiro escalão é a comissária Adriana Muniz, como Chefe de Gabinete.
O mesmo trabalho também acontece na Secretaria de Obras. O produtor e policial civil Darci Alves trabalha na pasta, localizada no curralão, há algumas semanas. Ele faz um levantamento do maquinário e da atual situação para o trabalho que começa em janeiro. Por ainda não ter se desvinculado do Governo do Estado e estar aguardando a sua aposentadoria, ainda não é certa a sua nomeação. Por enquanto, ele é um colaborador do Governo.
Pelo menos três secretarias são cogitadas para serem acompanhadas de perto pelo vice, o vereador Evandro Gutebier: a Geral de Governo que, ao que tudo indica terá sua titularidade, pela proximidade com a Câmara; a Administração, que tem como provável titular o assessor do republicano, Matheus Medina; e a Agricultura, que é o chão de Gutebier, por ser produtor rural. O titular da pasta ainda não está definido, no entanto, o Republicanos conta com o ex-secretário Milton Villagran, que integrou a atual administração.
Outros nomes que já trabalham de forma ativa na transição também são dados como certos integrantes da administração. Entre eles está o dos advogados Felipe Vaz, possivelmente titular da Procuradoria Municipal, e Maurício Oliveira, cogitado para o Planejamento do Governo. Ao longo da semana também surgiram possíveis nomes como o da gestora pública Gabriele Fernandes, para a Secretaria de Assistência Social.

DIFICULDADES

Inúmeras fontes confirmaram que a principal dificuldade na montagem do novo governo é na Secretaria Municipal de Saúde. Pelo menos quatro pessoas, entre elas três médicos, negaram o convite, embora tenham firmado compromisso para colaborar como conselheiros da prefeita na pasta. O nome ainda não está definido, há uma especulação, inclusive, de aproveitamentos de parte dos integrantes do atual quadro; no entanto, tal decisão, contrariaria o discurso da eleição. A Secretaria da Fazenda segue na mesma linha, já foram cogitados vários nomes, mas houve muitos “nãos”. A decisão deve ser tomada na próxima semana.

TECNICIDADE E TECNOLOGIA

A grande marca do novo governo é, sem dúvida nenhuma, a tecnicidade do secretariado. Essa é a principal proposta apresentada por Ana e Evandro. Inclusive, ao responder questionamentos, a prefeita e vice eleitos prometem surpresa à comunidade de Sant’Ana do Livramento pela nomeação de pessoas talvez nunca antes cogitadas aos cargos de secretários. Está entre o, talvez, grande trunfo da administração, o planejamento de uma reorganização administrativa para se pensar a estrutura municipal de forma tecnológica. Esse projeto iniciaria já no início de janeiro.

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo