sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Ansus suspende coleta de lixo por tempo indeterminado

Medida dura até que a Prefeitura restabeleça o cronograma de pagamento

Por falta de pagamento, a empresa Ansus, responsável pela coleta de lixo em Sant’Ana do Livramento suspendeu os seus serviços na tarde deste sábado (12). A informação foi confirmada no início da noite pelo supervisor-geral da terceirizada, Eduardo Vilanova. “É uma determinação da Direção”, explicou.

Segundo Vilanova, o recolhimento da manhã foi realizado normalmente, até que acabou o combustível. Não tendo mais crédito nos postos da cidade por falta de pagamento, a empresa se obrigou a parar o serviço. “A empresa sempre presou pela eficiência e qualidade no serviço, mas com os atrasos da Prefeitura, precisamos parar”, disse.

Há uma década prestando o serviço, não é a primeira vez que casos de falta de pagamento são registrados: no final do Governo petista, de Glauber Lima, ocorreu a falta de pagamento provocando paralisação parcial do trabalho. E desde 2019, a empresa voltou a sofrer com atrasos na atual administração de Ico Charopen (PDT). Desde sempre houve atrasos no cumprimento dos pagamentos, variando com a disponibilidade do caixa da Prefeitura.

Segundo diretor da empresa, Elton Tomazeetti, os atrasados somam sete meses. “É um total de R$ 4 milhões. A prefeitura sempre paga parte do valor total do mês, mas já faz algum tempo que sequer existe um cronograma de pagamento. Há uma semana, eu estive reunido com o prefeito e os secretários da Fazenda e da Geral, mas não obtive nenhuma resposta. Ontem eu estive na Prefeitura e notifiquei que pararíamos o serviço, caso não tivéssemos nenhuma posição”, contou.

Para Tomazeetti, os atrasos chegaram no limite. Segundo ele, a empresa já usou todas as economias para manter os salários e 13º em dia, mas os insumos, como impostos e combustível, estão em atraso. “Não temos mais condições, pois não temos mais crédito. Se é que é possível, eu peço desculpas à comunidade pelo transtorno, mas, infelizmente, fugiu da nossa autonomia”, disse o diretor, afirmando que aguarda um retorno da Prefeitura ainda na segunda-feira (14).

Procurado pelo Jornal A Plateia, o secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, disse desconhecer o tema. O Executivo ainda não se manifestou sobre o assunto.

 

 

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,