sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Moradores da região contestam rotatória da Brigada

Foto: Marcelo Pinto/AP

Há, aproximadamente, seis meses, as obras de implementação da nova rotatória foram iniciadas no entroncamento entre as avenidas Daltro Filho e Francisco Reverbel de Araújo Góes. Com a proximidade da entrega, os últimos ajustes no que diz respeito à sinalização de trânsito estão sendo feitos. Isto porque, com a rotatória, alguns aspectos do trânsito no local foram alterados.
Quem circula pela Daltro Filho no sentido centro-bairro e pretende continuar, deverá entrar à direita e contornar a rotatória e não mais passar reto. Muda também para quem trafega pela rua Coronel Ângelo Mello, no mesmo sentido, e pretende convergir à esquerda. Agora, os condutores deverão dobrar à direita e contornar a rótula para, só então, se dirigirem no sentido desejado.
Além da confusão aos condutores que, embora haja sinalização, ainda não compreenderam em sua totalidade o funcionamento do dispositivo, moradores também se queixam da novidade. Um deles é o comerciante Roberto Epifânio, que tem seu estabelecimento localizado em frente à rotatória há 12 anos. “Não parece, mas são 12 (estabelecimentos comerciais no trecho), e ninguém chegou para gente e perguntou se a gente tinha alguma ideia em relação ao estacionamento. […] Eu reclamo porque não deixaram um espaço para algum cliente parar ou para descarregar alguma mercadoria”, lamentou.
Além de Epifânio, outro comerciante, proprietário de uma padaria, também reclamou das mudanças no trânsito. “Prejudica o nosso comércio e o os outros também. As pessoas que vão comprar no nosso comércio precisam estacionar lá na frente, então tranca tudo”, observou. Outro ponto destacado pelos comerciantes é a quantidade de famílias que reside em uma rua sem saída próxima ao local e também em um prédio que acabaram ficando sem local para estacionar ou parar os seus veículos. De acordo com uma estimativa dos mesmos, além de 12 comércios, são cerca de 30 famílias que se quer foram consultadas sobre os possíveis impactos causados pelas alterações.

CONTRAPONTO

Questionado sobre o tema, o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra disse: “Não tem dúvida de que havia uma necessidade de organizar melhor aquele trânsito. No entorno da rotatória nunca teve estacionamento, eu moro ali a duas quadras, compro no comércio ali. Estacionamento nunca teve, paravam irregularmente, tem uma baita placa, que faz três anos que está ali, de proibido estacionar. Então a rotatória só ordenou o trânsito. Fica mais difícil sim, a gente entende perfeitamente a situação do comércio, […] mas não se tem espaço para contemplar toda a solução de rotatória e estacionamento”.
Ainda em sua fala, Dutra afirmou que a obra foi fruto de um estudo feito por servidores da Secretaria do Planejamento. “A solução limite que a secretaria do planejamento chegou, em um estudo que não foi pouco, esse estudo já vem de tempo, os arquitetos e urbanistas têm se debruçado sobre isso. Naturalmente qualquer solução e qualquer mudança de uma via alguém não gosta, mas a gente tem que estar mobilizado sempre pensando no bem comum”, pontuou.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos