sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Shopping Albornoz ainda em estudo

Empreendimento do Grupo Righi: o espaço ainda requer algumas adaptações, família ainda analisa forma de tirar a ideia do papel

A direção do Grupo Righi está estudando a possibilidade de tirar do papel um projeto milionário, a construção do primeiro shopping de Sant’Ana do Livramento: Shopping Albornoz; o nome ainda precisa de autorização da família. Nesta semana, começou a circular pela internet um vídeo, o qual apresenta o que seria o projeto do empreendimento. Segundo o presidente do Grupo, Antonio Righi, o investimento ainda está em análise. “O que vazou seria uma primeira ideia do projeto, um sonho que ainda queremos tornar realidade”, disse.
De acordo com o empresário, o prédio que abrigava o antigo Lanifício Albornoz e, por último, abrigou a Coofitec – cooperativa de tecelagem, faz parte dos dados de prédios históricos da cidade e, por isso, precisa de uma tramitação diferente junto à Prefeitura, além de requerer um investimento vultoso. Na maquete virtual que circula nas redes, aparecem duas marcas de empresas na fachada, mas Righi garante que ainda é ilustrativo. “Ainda não temos nada fechado com essas empresas”, explicou.
Enquanto o projeto ainda não é uma realidade consolidada, a comunidade comemora. “Recebemos vários incentivos, felicitações dos amigos empresários e por esse apoio só temos a agradecer. Queremos começar no ano que vem, mas antes precisamos analisar bem”, afirmou Righi.
A empresa supermercadista completou, no mês passado, 51 anos. Atualmente os supermercados Righi geram 1.100 empregos diretos e é o maior empregador privado do município, sendo o segundo maior contribuinte, perdendo apenas a Eletrosul, com o serviço de geração de energia.
O Grupo Righi está prestes a inaugurar seu mais novo empreendimento, que remete ao primeiro: uma loja na esquina das avenidas Tamandaré e João Pessoa: trata-se do primeiro local onde eles se instalaram há mais de cinco décadas quando chegaram em Livramento. “Essa loja tem um valor sentimental muito grande para nós, pois foi a primeira loja que meus pais abriram quando chegaram em Livramento com seus 10 filhos. Faltam alguns pequenos ajustes por parte da RGE, por causa da energia de alta tensão, para que possamos inaugurar. Calculamos que a inauguração aconteça já no início de dezembro”, completou o presidente do Grupo.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos