qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Eduardo Leite faz a primeira visita à Fronteira da Paz

Em poucas horas, o Governador participou da cerimônia de posse do novo Intendente de Rivera e realizou reuniões com autoridades
(Foto: Joao Antônio Wilemberg )

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, teve uma breve passagem pela Fronteira da Paz nesta semana. Entre as atividades da sua agenda estavam programadas o acompanhamento da posse do novo Intendente de Rivera, Richard Sander; reunião com o presidente do Uruguai, Luiz Lacalle Pou; e uma visita e reunião com os gestores da Santa Casa de Misericórdia.
O governador chegou em um helicóptero da Brigada Militar que pousou na pista de atletismo do 2º RPMon, onde o Eduardo Leite foi recebido pelo Comandante do Regimento, o Major Silveira e pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. Após isso, Leite e a secretária de Relações Internacionais do Estado, Ana Amélia, participaram da posse do novo Intendente de Rivera, Richard Sander. Em seu discurso, o Intendente saudou a presença do Governador e ressaltou a importância do diálogo e bom relacionamento entre o Estado e os governantes uruguaios, em especial os da Fronteira, para ampliar parcerias e, principalmente, atender às demandas em comum na região.
Logo após, o governador e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, reuniram-se na sede da Intendência de Rivera para debater ações conjuntas entre o Estado e o país vizinho para o enfrentamento e prevenção da Covid-19 nas regiões fronteiriças. Durante a reunião, o governador reforçou ao presidente uruguaio a importância de aprofundar a integração em diversas áreas, além do setor de saúde, no qual já há um acordo binacional para gestão conjunta de protocolos sanitários na fronteira.
“Estamos vivendo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, um crescimento de internações que pode gerar, nos próximos dias, alterações nos protocolos e nas restrições para evitar que haja uma disseminação para além da nossa capacidade de suporte do sistema hospitalar. É importante que estejamos com nossas equipes muito próximas e temos todo interesse de estabelecer esse trabalho conjunto, especialmente considerando cidades como Rivera e Sant’Ana do Livramento”, afirmou Leite.
O presidente uruguaio destacou que pretende ampliar a parceria com o governo gaúcho e reforçou a necessidade do trabalho em conjunto na pandemia. “Estamos trabalhando para, quando alguém estabelecer uma medida que possa ser repetida do outro lado da fronteira, seja feita em conjunto, porque não faz sentido aplicarmos os protocolos de um lado e do outro não. A capacidade que tivermos de antecipar as medidas dará mais eficiência à aplicação de protocolos”, explicou Lacalle Pou.
Leite se dirigiu também à Santa Casa de Misericórdia de Livramento. A visita, a pedido da prefeita eleita, Ana Tarouco, foi mais breve, levando aproximadamente 35 minutos. No local, Leite disse que foi uma visita sempre muito importante. “Me sinto sempre bem acolhido em Sant’Ana do Livramento, terra do meu avô, a família Cavalheiro Leite vem justamente daqui, então essa visita é muito boa”. Em seguida, o governador foi até o 2º RPMon, onde iniciou o deslocamento à capital gaúcha.