qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Corpo de Bombeiros alertam para queimadas e fogo em campo com a chegadaa do verão

Nesta semana, com o forte calor, diversos incêndios foram registrados
Foto: Marcelo Pinto/AP

Com a amostra nesta semana do que será o verão, o Corpo de Bombeiros alerta para o problema do fogo em campo, onde uma bituca de cigarro ou uma tentativa de limpeza de campo com fogo, pode trazer um prejuízo gigantesco para o bioma da fronteira.
Somente na última terça-feira (24), com a temperatura chegando na casa dos 37ºC, houve quatro registros de fogo em campo. O primeiro, no calor do meio-dia, às 13h55min, na faixa de acesso ao Porto Seco. O segundo, às 15h07min, na estrada São Leandro. O terceiro, na BR-293, às 15h55min, e o último na rua Miguel Copatti, às 19h30min, no bairro Armour. O risco principal é a utilização das guarnições, pois se duas viaturas são deslocadas, quase que ao mesmo tempo, o município fica desabastecido de guarnições para ocorrências que podem acontecer na cidade.
O sargento Emerson Flores, do 10º BBM de Livramento, destacou que a irresponsabilidade pode ser o fator crucial para que essas queimadas sejam frequentes: “Acreditamos que a tentativa de tentar limpar terrenos com fogo ou até mesmo criminosamente, perdem o controle, causando uma enorme destruição. Na última semana, duas dessas ocorrências estavam sendo atendidas simultaneamente e as pessoas que moravam próximo estavam apavoradas, com medo de que as chamas acabassem queimando suas moradias, a chama chegou até as cercas das casas. Infelizmente este processo de limpeza com fogo é cultural, porém os riscos são altíssimos. Precisamos mudar este pensamento, os restos de poda podem ser recolhidos pela Secretaria de Serviços Urbanos que destinam para o local correto, evitando assim a queima desses materiais. Outro ponto é o calor, com a vegetação seca pela falta de chuva, uma bituca de cigarro pode ser o estopim para um incêndio de grandes proporções”, conta.
As queimadas empobrecem o solo, afetam negativamente a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas, aumentam o processo de erosão, poluem, destroem redes de eletricidade, cercas, causam acidentes nas estradas, provocam e agravam problemas respiratórios.