sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Abigeato: Deputado Zucco protocola projeto que institui política de combate ao abigeato

erca de 20% de toda carne consumida no Brasil é oriunda de abate clandestina, segundo o Ministério da Agricultura. No RS, o furto/roubo de gado é uma das principais ocorrências em pelo menos 10 municípios onde a economia é baseada na atividade pecuária. Com bases nestes dados, o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco protocolou o projeto de lei 270/2020 que institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. O projeto também foi subscrito pelos deputados Edson Brum (MDB) e Sérgio Turra (PP).

Zucco argumenta que o furto e roubo no campo provocam grandes prejuízos à economia do setor primário. “Alem disso, causa sérios riscos à saúde pública, além de levar medo e insegurança a milhares de famílias ue tiram o sustento desta importante atividade econômica”, acrescenta o parlamentar.

Zucco lembra que este ano os produtores rurais convivem com um novo pesadelo: o envolvimento de facções criminosas em diversos municípios. Comandadas de dentro dos presídios, estas quadrilhas espalham terror no campo mediante o uso de armas pesadas e violência.

Pelo projeto, os órgãos de segurança pública – através de mecanismos pré-estabelecidos – realizarão operações especializadas para enfrentar a criminalidade na zona rural. “Nosso objetivo é potencializar os recursos, a tecnologia e expertise disponível por todos os órgãos de segurança e devolver a paz entre os produtores”, explica.

O projeto prevê, ainda, operações para coibir a circulação de mercadorias e bens de origem ilícita, através de atividades de monitoramento. Desde 2016 o Estado conta com a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB), com sede em Bagé e bases avançadas em Rosário do Sul e Pinheiro Machado.

Gilberto Jasper
Assessoria do Gabinete do Deputado Tenente-Coronel Zucco

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos