qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Senac Santana do Livramento promove evento sobre o Novembro Azul

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre vítima do câncer de próstata a cada 38 minutos no Brasil e, de forma geral, eles têm maior restrição quanto a consultar o médico e realizar os exames preventivos. Visando essa conscientização, o Senac Santana do Livramento promoverá no dia 27 de novembro, às 19h30, live com a participação do médico Tiago Silveira de Araújo Lopes, da enfermeira Julia Cavalheiro e com mediação do diretor da escola, Leonardo Dias Santana.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. “Por isso abordamos o assunto é muito importante para levar informação de qualidade e assim quebrar tabus que tanto prejudicam a prevenção e tratamento de uma doença tão grave”, explicou o diretor do Senac Livramento, Leonardo Santana.

Sobre os convidados,  Tiago Silveira de Araújo Lopes é médico pneumologista, perito previdenciário e médico de tráfego. Julia Cavalheiro é enfermeira, especialista em urgência e emergência. Atua  em atenção hospitalar e Home Care, Mestranda em Enfermagem. Docente e coordenadora do Curso do técnico em Enfermagem do Senac.

A live​​ é gratuita e será transmitida na página do Facebook da escola, através do link: www.facebook.com/senacsantanadolivramento Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/santanadolivramento, pelo telefone (55) 32444253 ou presencialmente na escola que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 2049 – Centro.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con