sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Operação da Polícia Civil termina com mais de R$ 1 milhão em mercadorias apreendidas

A carga foi encontrada em uma propriedade na zona rural de Livramento e pode ter ligação com o homicídio do último domingo (15)

Na manhã de quarta-feira (18), a Polícia Civil (PC) foi até a localidade rural conhecida como Cerro do Chapéu, distante cerca de 15 quilômetros do centro de Sant’Ana do Livramento, para realizar o cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão de um aparelho celular. Ao chegar no local, a equipe da PC se surpreendeu com o que encontrou na propriedade rural. No pátio, estava uma carga de 10 toneladas de roupas oriundas da China avaliadas em mais de R$ 1 milhão que ingressaram de forma ilegal no município.

O telefone em questão pertencia ao proprietário do estabelecimento e, de acordo com a responsável pela investigação, Delegada Giovana Muller, poderia fornecer informações a respeito do homicídio ocorrido na madrugada do último domingo (15). Ainda segundo Giovana, o celular e a carga foram apreendidos, mas a investigação pelo crime de descaminho fica a cargo da Polícia Federal.

HOMICÍDIO

Por volta das 10h da manhã do domingo de eleições, a Brigada Militar (BM) foi acionada para comparecer na estrada que dá acesso ao local onde a carga foi encontrada em decorrência do relato de alguns vizinhos de que um homem estaria sem vida próximo a um automóvel. O corpo pertencia a um indivíduo de 40 anos que não portava documentos no momento em que foi encontrado. Os moradores disseram à BM que ouviram diversos disparos de armas de fogo por volta das 2h da madrugada, mas, assustados, não acionaram as autoridades.

Durante a diligência, já na quarta-feira, a Delegada confirmou que o homicídio tinha ligação com a carga encontrada. “Chegamos até essa quantidade de material apreendido porque o homicídio foi praticado em decorrência do roubo de carga que eles estavam fazendo. A vítima chegou primeiro nessa propriedade e estava roubando essa carga quando chegaram os proprietários. Aí houve confronto, a maioria do grupo conseguiu fugir, ficando apenas a vítima que acabou sendo executada”, explicou. Vale destacar que, no veículo da vítima, uma camionete Chevrolet S-10, de placas MWA-4591, foi encontrado um fardo com algumas roupas do mesmo lote que estava na propriedade rural.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos