Grupo Negros e Negras da Fronteira promove manifestação contra o racismo

Com a participação de representações de movimentos uruguaios, o ato ocorreu de forma pacífica pelo coração da cidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Quem passou pelo largo Hugolino Andrade, no entroncamento com a Rua dos Andradas, pôde perceber um expressivo número de pessoas unidas por uma causa, o fim do racismo. Em uma sexta-feira onde se comemora o dia da Consciência Negra, lamentavelmente, o clima não era de festa. Isso porque, na noite de ontem, João Alberto Freitas, um homem negro, foi brutalmente assassinado por dois seguranças no estacionamento da rede de supermercados Carrefour, em Porto Alegre. O caso gerou revolta em todo o país e motivou uma série de manifestações, oportunamente, no dia de hoje.

Em Sant’Ana do Livramento, os responsáveis pelo ato foram os representantes do grupo Negros e Negras da Fronteira que, junto com os demais coletivos de Rivera, se uniram para pedir o fim do racismo na fronteira. Durante a manifestação, os integrantes do movimento exibiram faixas e cartazes pedindo o fim da violência contra as pessoas negras e também lamentando a morte de Freitas na capital. O ato contou com a presença de algumas autoridades políticas, como o vereador mais votado da última eleição, Rafael Castro (PSB), os também vereadores, Dagberto Reis (PT) e Aquiles Pires (PT), o candidato à Prefeitura de Livramento no último pleito, professor Renatho Costa (PSOL), a candidata pelo PT, Denise Toledo e os membros da candidatura coletiva Representa, do mesmo partido. Depois de algumas falas dos participantes no obelisco do Parque Internacional, o grupo seguiu em uma manifestação silenciosa pelas principais ruas da cidade. A cobertura completa da manifestação você confere clicando AQUI.

Abaixo você também confere alguns registros fotográficos feitos pelo repórter Marcelo Pinto:

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies