sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Nem 50% dos eleitores votaram até agora

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 150 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas nas 95 mil seções eleitorais no Brasil. Devido à pandemia, o esperado é que ocorram abstenções expressivas em todas as regiões, apesar do plano de segurança montado pelo TSE.

Em 2016, 18.525 de santanenses deixaram de votar – o que representou 25,34% do total de cidadãos aptos a participar da escolha dos seus representantes. Até o fechamento desta matéria, menos de 50% de eleitores haviam ido às urnas.

Neste ano, pesquisas internas dos partidos, e avaliações dos ministros do TSE, têm apontado que o número de faltosos pode atingir mais de 30% dos eleitores brasileiros.

Apesar de toda essa preocupação, é importante mencionar que todas as providências estão sendo tomadas para evitar contágios durante a votação. A Justiça Eleitoral vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos eleitores, mesários, fiscais partidários, candidatos e demais envolvidos no processo de votação.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos