qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

No dia 15, use a sua arma

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbertojasper@ gmaila.com

Entre tantas virtudes das eleições municipais a principal é a possibilidade de o eleitor conhecer melhor os candidatos, principalmente nos municípios menores. O marketing político é importante na divulgação de candidaturas menos conhecidas, mas impõe dois defeitos: a maquilagem positiva dos pretendentes e a omissão dos defeitos.
Em cidades pequenas os eleitores se conhecem. Eles detêm informações da vida pregressa de quem luta pelo mandato. A biografia de cada candidato é a conduta junto à comunidade. Muito diferente de um folheto escrito no capricho ou vídeos exaltando qualidades, virtudes e competências.
Muita gente deixa a terra natal, mas mantém o domicílio eleitoral. Adotei esta estratégia por décadas, mas como jornalista raramente cumpri o dever cívico por viajar muito no dia da eleição. Gostaria, de verdade, de continuar votando na minha primeira sessão eleitoral.
Mesmo distante, as ligações afetivas permitem tomar conhecimento do que acontece em nossa localidade de origem. Quem é “nativo”, permanecendo na cidade onde vota, pode fazer uma escolha mais criteriosa para comparar biografias, cotejar qualidade e defeitos para, no final, apertar na tecla do “confirma”.
Muitas vezes uma pessoa de nossas relações, ao ser investida poder, muda de comportamento. Isso gera decepção, por vezes até raiva. Mas a democracia tem o condão de permitir confirmar ou retificar nossas escolhas a cada quatro anos. Quanto menor a comunidade mais fácil de votar bem, graças ao convívio mais próximo.
Domingo teremos o poder de definir o futuro do lugar onde moramos, formamos família, abrimos negócios, geramos empregos e nutrimos expectativas de melhorias. Uma corrente defende o voto facultativo, mas contrários à ideia lembram que sendo obrigatório o sufrágio já permite inúmeras maneiras de “comércio”. As trocas de favores, cestas básicas, dentaduras, ternos de camiseta. Imagine como será no dia que será necessário mobilizar o eleitor para ir às urnas! Surgirão inúmeros “atrativos” ilícitos para compensar aqueles que veem na eleição uma oportunidade para faturar benefícios materiais.
Domingo é um dia importante. Longe de uma obrigação, o voto é a arma mais sagrada da democracia, instrumento insubstituível para melhorar a vidas. Vote. Depois acompanhe e cobre de quem mereceu o seu voto!