sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Ocorrências com menores de idade preocupam Conselho Tutelar

Em menos de uma semana, duas ocorrências envolvendo menores de idade são sinais de alerta às autoridades. O primeiro caso ocorreu no dia 21, onde dois jovens da região metropolitana com idades de 15 e 19 anos foram abandonados no Cerro do Caqueiro. De acordo com o relato dos adolescentes, a dupla veio até Sant’Ana do Livramento em um carro de aplicativo e daqui seguiu viagem até a localidade de Tranqueras, no Uruguai.

Segundo os jovens, ao chegar no destino, foram à uma festa clandestina, onde teriam sido agredidos e roubados. Em ato contínuo, foram colocados em um porta malas de um veículo e trazidos até a fronteira, onde foram abandonados. Machucados e sem dinheiro para retornar, acionaram a Brigada Militar. O menor de idade recebeu atendimento médico e foi encaminhado pelo Conselho Tutelar até a sua cidade de origem.

Já no dia 24, quatro indivíduos, um deles menor de idade, foram abordados pela Brigada Militar na linha divisória. Após suspeitar do comportamento do grupo, os militares realizaram uma revista e encontraram uma quantidade em dinheiro e porções de droga. Os maiores responderão por tráfico e o menor foi apreendido e entregue aos responsáveis.

Embora pareça se tratar de uma semana atípica, o coordenador do Conselho Tutelar, Romário Coelho, garante que são casos comuns. “Existe direto, tem coisas que não chegam até nós. […] São vários critérios que levam a adolescência pra esse lado, é uma coisa que nos preocupa e vai sempre nos preocupar”. Coelho disse também que a pandemia e a paralisação das atividades presenciais nas escolas contribuem bastante para esse tipo de situação, mas não é o único fator. “A classe social não importa. […] É um contexto tão grande, tão amplo, que chega na droga”, completa.

Ainda sobre o tema, o Coordenador destaca que um ambiente familiar saudável é fator determinante para a formação de um jovem. Entretanto, na ausência de uma família estruturada, Coelho observa que o Conselho Tutelar presta suporte realizando o encaminhamento desses jovens para que cuidem de sua saúde mental e, consequentemente, consigam encontrar outros caminhos além do mundo das drogas e do crime. Mas, ainda assim, o Conselho é apenas parte de uma engrenagem que precisa funcionar a pleno do início ao fim para que o trabalho não seja comprometido.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e