qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Não mudou nada”, garante Chefe da Fiscalização do Comércio

Gradativamente, bares e demais estabelecimentos começam a retomar as suas atividades em Sant’Ana do Livramento. O movimento de pessoas pelas ruas também passou a ser mais intenso de uns tempos para cá. Principalmente nos fins de semana, quando praças e parques recebem diversos santanenses. Entretanto, toda essa movimentação, atípica em tempos de pandemia, vem gerando questionamentos sobre o trabalho dos órgãos de fiscalização do município. Afinal, as rondas e as ações de controle foram interrompidas?

Para descobrir a resposta, a Reportagem do jornal A Plateia procurou o Chefe da Fiscalização do Comércio, Sérgio Soares, que disse que não houve alterações na rotina de trabalho. “A gente segue trabalhando da mesma forma que estávamos, […] a única coisa que aconteceu é que a gente não despeja essas informações na mídia como a gente fazia, a pedido dos colegas”, explicou.

Ainda de acordo com Soares, a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das determinações não é apenas da Fiscalização do Comércio, mas também das Secretarias da Fazenda, da Saúde, de Trânsito, de Obras e do Departamento do Meio Ambiente (DEMA), e que, por conta da alta demanda no início da pandemia, em um certo momento, houve uma solicitação por parte dos próprios servidores para que a situação fosse alterada. “O próprio pessoal reclamou que tinham muitos holofotes virados só para eles como se fossem só eles os responsáveis”, comentou.

De certo modo, essa grande exposição oferecia, além de um desconforto entre as equipes, também um certo risco aos servidores. O ex-chefe da Fiscalização, Luan Moreira, relatou que, por ser figura atuante nas rondas e ações do órgão, tornou-se bastante conhecido pela população e, consequentemente, alvo de ameaças em diversas oportunidades. Além desses fatores, deve-se observar que, segundo o último decreto publicado pelo Governo do Estado, diversas atividades foram liberadas. Aliado a isso, o Executivo Municipal publicou o último decreto em 28 de setembro, com validade de 15 dias, já expirados.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.