sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

CMMA Livramento fará sabatina com os candidatos à Prefeitura

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) realizará dois encontros virtuais para discutir com os candidatos ao comando da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento assuntos relacionados ao meio ambiente. As reuniões acontecerão nos dias 03 e 05 de novembro e devem abordar, principalmente, as questões pendentes de resolução no município.
O Conselho já apresentou, no convite aos candidatos, uma lista de demandas que, em sua maioria, também são questionadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) aos candidatos.

Entre as demandas estão a criação de projeto de lei criando um novo Sistema Municipal do Meio Ambiente; a realização do Zoneamento Ecológico-Econômico do Meio Rural; a construção e aprovação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS); a consolidação e ampliação da Coleta Seletiva Solidária de resíduos sólidos; a contratação de servidores
concursados; a agilidade nas publicações de Editais para apoio a projetos ambientais de entidades do município via Fundo Municipal do Meio Ambiente; a restituição de recursos “indevidamente” retirados do Fundo Municipal do Meio Ambiente; e a revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Segundo a vice-presidente do CMMA, Maura Borges, Livramento precisa avançar nesse quesito, o do meio ambiente. “É uma oportunidade única para nós avaliarmos o que cada um tem de ideias para promover nessa área. E a comunidade vai poder ver o que cada um pensa sobre esse tema extremamente relevante”, afirmou.

A apresentação do encontro se dará ao vivo, pela página CMMA Livramento no Facebook. A ideia é que no primeiro dia quatro candidatos possam falar; já na segunda apresentação, os outros três, por ordem de sorteio. A ideia é que os candidatos apresentem uma Carta de Compromissos Ambientais, onde deixarão registradas suas propostas relacionadas ao tema. “O tema meio ambiente é fundamental para a vida das pessoas. Nós temos um conjunto de dificuldades e desafios para avançar e queremos saber dos candidatos qual é a importância que eles e elas dão para esses temas e que se comprometam”, destacou o presidente do CMMA, Leonardo Alonso Guimarães.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos