sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

PRF apreende carreta que saiu de Livramento com carga milionária

A carga era transportada em uma carreta que vinha de Santana do Livramento e tinha como destino Porto Alegre.

O motorista, que não era habilitado para dirigir o veículo, trazia ilegalmente os produtos da fronteira com o Uruguai

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um grande carregamento de eletrônicos na tarde desta terça-feira (27), na BR 290 em Rosário do Sul. A carga era transportada em uma carreta que vinha de Santana do Livramento e tinha como destino Porto Alegre.

Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais abordaram uma carreta com placas de Santana do Livramento. O motorista, que não era habilitado para conduzir este tipo de veículo, declarou que não possuía documentação fiscal da carga. Ao verificarem o conteúdo do carregamento, os policiais encontraram grande quantidade de eletrônicos introduzidos ilegalmente no território nacional. Entre os produtos destacam-se milhares de aparelhos celulares, smart watches (relógios inteligentes) e equipamentos médicos.

O condutor, de 50 anos, natural de Santana do Livramento, foi preso pelo crime de descaminho. Ele disse que iria transportar a carga de Santana do Livramento para Porto Alegre. A mercadoria e a carreta foram encaminhadas à polícia judiciária de Santana do Livramento. O valor da carga, estimado em alguns milhões de reais, só poderá ser definido após a contagem detalhada.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos