qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Área próxima ao DAE fica reservada para ônibus de turismo

Encontrar vagas de estacionamento no centro de Sant’Ana do Livramento não é uma tarefa das mais fáceis, isto porque, com o passar dos anos, o número de veículos por habitante cresceu vertiginosamente e a infraestrutura do município não acompanhou esse crescimento, tampouco foi implementado um projeto para facilitar o deslocamento nas áreas mais críticas. Se, no dia a dia, já é quase impossível estacionar, nos finais de semana, com a chegada dos ônibus de turismo, fica pior ainda.
Tradicionalmente procurada por turistas nos finais de semana, em razão da proximidade com Rivera, Livramento tem ficado apenas com o ônus de ser uma cidade turística. Só na semana passada, de acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTMU), cerca de 80 coletivos ingressaram na cidade trazendo turistas, isto sem mencionar os veículos de passeio. Este movimento de pessoas e veículos coletivos pelo centro da cidade fez com que representantes do comércio procurassem as autoridades para cobrar soluções.
Como resposta, a SMTTMU publicou um comunicado à comunidade santanense informando as medidas que devem ser adotadas para sanar o problema. Em nota, a Secretaria diz que, aos sábados, “em virtude do estacionamento de ônibus e vans de turismo, estará interditando o trânsito na rua Moisés Vianna, próximo ao Departamento de Água e Esgoto (DAE)”. Em contato com a Reportagem, a Secretaria estima que o trecho compreendido entre a rua Moisés Vianna, a avenida Paulo Labarthe, a avenida Tamandaré e a rua Antônio José de Vargas, tenha capacidade para receber até 70 veículos de turismo.
A SMTTMU informou ainda que realizará barreiras na entrada da cidade desde as primeiras horas da manhã de sábado para orientar os motoristas desses veículos que rumem para a região designada. Ainda de acordo com a pasta, o trânsito, nessa área, ficará restrito aos coletivos das 7h às 13h que, segundo a Secretaria, é o horário em que os coletivos iniciam o retorno às suas cidades de origem.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.