sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Experience Senac fecha edição 2020 falando sobre inovação e educação

Crédito: Karla Pimentel
Crédito: Karla Pimentel
Especialistas nacionais e internacionais apontaram questões, soluções e deram destaque e relevância para o principal caminho para o desenvolvimento do país: a educação 
Para finalizar o Experience Senac 2020, que nesta edição ocorreu no formato 100% on-line, o assunto em pauta foi a inovação na educação. Por uma hora, ao vivo no canal no Youtube do Senac-RS, o idealizador da plataforma “Estude Matemática”, que possui mais de meio milhão de pessoas nas principais redes sociais, o professor Gustavo Reis; e o oficial de Tecnologias Aplicadas à Educação do Centro Interamericano para o Desenvolvimento para o Conhecimento na Educação Profissional (Cintenfor, instituição ligada à Organização Internacional do Trabalho), Rodrigo Filgueira se debruçaram sobre o tema e chegaram à mesma conclusão: para que haja ambiente para a inovação, os processos educacionais devem ser modificados e o foco precisa estar nas pessoas e no desenvolvimento de novas competências e habilidades transversais.

Gustavo afirmou ser movido pelo mantra “estudar sempre, aprender mais e ensinar melhor”. Para o professor, falar em inovação na educação sem focar nas pessoas não provoca mudanças verdadeiras. A real inovação é a somatória de generosidade, gratidão e inspiração e enquanto o processo educacional estiver baseado em usar o mesmo conteúdo, do mesmo jeito, não será inovador. O papel do professor é promover transformações e muito se fala em tecnologia e novas ferramentas como a grande novidade. “Educar é sobre pessoas e não sobre dispositivos. A educação verdadeiramente inovadora se sustenta sobre atividades relacionais”, afirmou. Gustavo acredita que a tecnologia digital  precisa ter intencionalidade, ela é ferramenta e não metodologia e por isso a necessidade de rever os processos educacionais.

O professor lembrou que por muito tempo a educação foi baseada na autoridade do professor, dava destaque e até mesmo reverência ao educador. Na sequência, deu-se destaque para o aluno, mas a inovação ocorrerá quando a educação estiver pautada na relação entre professor e aluno, no vínculo estabelecido e fortalecido que promove respostas emocionais positivas. “Quando as pessoas se entregam melhor aos processos educacionais é que aprendem mais. Volto para onde comecei: professores generosos geram alunos gratos que resulta na inspiração de estudar sempre, aprender mais e ensinar melhor”.

Filgueira questionou onde está a inovação no bombardeio tecnológico que sofremos e no paradoxo da produtividade digital que vem caindo nos últimos anos, apesar dos custos de  implementação de tecnologias estarem também em queda. O que acontece? “São as novas tecnologias aplicadas em processos antigos. A inovação tem que agregar valor e no momento as ferramentas tecnológicas disponíveis não estão entregando isso. Já ganhamos produtividade e agilidade. Agora precisamos continuar ganhando, mas para isso temos que mudar os processos e agregar novas competências”, disse.

Segundo Filgueira, há um déficit grande de pessoas capacitadas e o mercado pede por isso há muito tempo. Portanto é preciso capacitar pessoas dando ênfase para não só a parte técnica, mas para as soft skills transversais como comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade, aliadas às habilidades digitais. Para ele, a educação passa a ser processo com aluno agindo e interagindo e o professor como curador de um método baseado em projetos e não em módulos engessados. Aí é possível aplicar a tecnologia para que a aprendizagem seja verdadeiramente efetiva e inovadora.

Diálogos com profissionais da educação e tecnologia do Brasil e do mundo marcaram a edição do Experience Senac 2020. Entre os dias 13 e 16 de outubro, de modo 100% on-line e ao vivo no canal do Youtube do Senac-RS, o evento apresentou um diálogo por dia, com a participação de dois expoentes dos temas centrais, que abordaram os possíveis futuros para a educação.

Foram apresentados tópicos como mercado de trabalho, trabalho feminino, inovação e hibridismo na educação. Para falar, o Experience Senac 2020 contou com palestrantes de peso como José Paulo da Rosa, diretor regional do Sesc e Senac no RS, doutor e mestre em educação e referência em gestão e educação no Estado; Carolina Campos, fundadora do Vozes da Educação e pesquisadora associada do CPRE/Teachers College – Columbia University; Shane Christensen, Cônsul Geral do Consulado dos EUA em Porto Alegre; Ricardo Cappra, Cientista chefe do Cappra Institute; Lisiane Lemos, Executiva de negócios e Forbes Under 30; Kelly Gusmão, Co-founder da Warren; Vera Cabral, Diretora de Educação da Microsoft e Anna Beatriz Waehneldt, Diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,