sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Do limão à limonada

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbetojasper@gmail.com

Há muitos anos faço contribuições mensais para duas instituições beneficentes que, a exemplo de outras congêneres, luta com imensas dificuldades para manter o atendimento. Uma entidade atende idosos no município de Canoas. A outra fica na zona sul de Porto Alegre e dedica-se a cuidar de crianças carentes.
Ao longo do ano, além do auxílio normal, são realizadas mobilizações especiais. Uma delas ocorre no começo do inverno com a finalidade de comprar de cobertores e roupas quentes para os assistidos. Também são feitos pedidos extras empregando os recursos arrecadados para reformas de manutenção nos prédios, elevando ainda mais os custos para manter estes locais em funcionamento.
Inúmeras vezes pensei suspender a ajuda para transferir apoio a outras agremiações. Mas, na hora H, desisto porque pelo menos o grupo que atende idosos conheço pessoalmente. É imensurável a quantidade de iniciativas beneficentes, mesmo anteriores à pandemia. Uma das consequências positivas ao longo desta clausura obrigatória é o despertar das pessoas em apoiar organizações que fazem o bem.
Conheço muitos amigos que compraram máscaras reutilizáveis de associações assistenciais. O mesmo ocorreu na compra de feijoada, doces, artesanato e um sem número de produtos. As restrições obrigaram muita gente a olhar para dentro de si mesmas. Confinadas, falando somente através do uso de tecnologia e distante do contato físico, descobriram possibilidade de ajudar com muito pouco.
Sempre procurei ajudar, mas foi através da minha filha que conheci o verdadeiro impacto deste hábito tão simples, mas tão engrandecedor. Ela mantém uma rede com incrível variedade de pessoas beneficiadas. Basta levantar um assunto para que ela sugira um destinatário que merece apoio, atenção e ajuda.
A crise que de sete meses é um fenômeno inédito pela magnitude e impacto de proporções mundiais. Muito se perdeu – vidas, empregos, perspectivas de crescimento de milhões de pessoas. O recrudescimento das doenças mentais será uma consequência dolorosa a longo prazo. Muitos passarão a trabalhar em casa com repercussões familiares imprevisíveis.
Reza o ditado que sempre há algo de positivo a se extrair de qualquer evento ou circunstância. Talvez o despertar da caridade seja um aspecto positivo que se possa cultivar permanentemente. Seria, além de um consolo, uma prática digna de lembrança para contar a nossos herdeiros. As APAEs são exemplos onipresentes que sintetizam o espírito altruísta que existem dentro de todos nós e que merecem apoio sempre.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,