sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Creche Pai Sete necessita de doações

Desde os primeiros dias do mês de outubro, a creche Pai Sete, próximo ao bairro Umbu, realiza uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de limpeza. O intuito é atender o máximo de famílias de alunos que passam por dificuldades durante a pandemia do novo Coronavírus.
Pouco mais de um ano após ter sido completamente reformada por um grupo de empresários locais, os alunos da creche Pai Sete pouco puderam desfrutar das novas instalações. Por causa da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas em todo o país e o prejuízo, para alguns, vai muito além do pedagógico.
Isto porque a creche, em tempos normais, atende mais de 40 crianças, das 7h às 17h 30. Permanecendo praticamente o dia todo na escola, os alunos fazem quatro refeições durante o período. Quando chegam, são recebidos com um café da manhã. Ao meio dia, o almoço é servido e algum tempo depois as crianças tomam outro café. Antes de retornarem para as suas residências, outro lanche é servido.
Entretanto, com as aulas paralisadas, um número importante de alunos deixou de receber a alimentação de forma adequada. A equipe da creche se mobilizou para garantir, pelo menos durante três vezes na semana, uma refeição, o que ajuda, mas não resolve o problema. “Sabe o que é criança pequena falando: “Tia, a comida não dá”? Então a gente fica num desespero”, lamenta Susana Ramires, Secretária da creche Pai Sete.
Além de alimentos, que serão agrupados e distribuídos em cestas básicas entra as famílias, Susana destaca que outros itens também são bem vindos. “Leite, material de limpeza e higiene, de tudo ajuda”. Quem deseja colaborar pode levar qualquer tipo de alimento não perecível ou demais itens diretamente até o endereço do educandário, localizado na rua José Martins Viana, número 673, ou ainda, na recepção do jornal A Plateia, na rua Almirante Barroso, 358.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,