SEBRAE RS: Programa de aceleração impulsionará negócios a nível global

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Go Global X selecionará 20 startups para escalar internacionalmente

O momento da economia é crítico, mas não há crise que se sobreponha à criatividade. Para a inovação, sempre há caminhos abertos. Em breve, aqueles que têm ideias inovadoras e ainda não as tiraram do papel terão mais uma oportunidade para tentar começar uma nova fase profissional. Por meio do Go Global X, do Sebrae RS, projetos que por enquanto são apenas ideias podem se tornar negócios de impacto global. O programa de aceleração tem como objetivo aumentar a taxa de sucesso dos projetos, desenvolvê-los e transformar o conhecimento científico em negócios, gerando oportunidades de aproximações com ecossistemas de referência, ações de empreendedorismo e conexões. O Go Global X é uma parceria entre Sebrae RS, Tecnopuc, Tecnosinos, Zenit Parque UFRGS e Unicred.

“Todos os parceiros têm seus programas de inovação e de desenvolvimento de projeto. Quisemos unir as expertises de cada um para fazer algo mais intenso e mais rápido e potencializar de forma global as empresas mais promissoras”, conta Gustavo Moreira, Gestor de Projetos de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS.

O Go Global X terá quatro etapas, ideação, validação, tração e escala. Aproximadamente, 80 ideias serão selecionadas para a primeira etapa. Para a segunda, 50 projetos irão adiante. Destes, 30 passam à fase de tração – na qual a empresa já apresenta crescimento e desperta interesse de investidores e aceleradoras – e 20 para a escala, momento de o negócio crescer exponencialmente; nesse caso, ultrapassando as fronteiras brasileiras.

“Com o programa, queremos estimular o pensar mundial por parte dos empreendedores. Normalmente, a lógica impõe que o negócio cresça aos poucos, mas ideias inovadoras podem ter grande alcance desde o começo; por isso, é muito importante que as mentes criativas pensem de maneira global. É um desafio tanto para quem propõe esse raciocínio quanto para quem tem as ideias de negócios”, acredita Moreira.

O Go Global X proporcionará identificação de oportunidades, aproximação com especialistas, mentorias, acompanhamentos especializados, planejamentos financeiros, preparação para investimentos, rodadas de negócios e outras atividades para empreendedores, startups, pesquisadores e alunos que se inscreverem. O programa inicia em setembro e terá duração de um ano para as 20 empresas que alcançarem a etapa final. “O Go Global X atuará como uma ponte entre as partes, gerando conexão e aproximação tanto com investidores quanto com empresas de todo o mundo”, finaliza Moreira.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies