sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Experiência para transformar: Senac-RS lança evento com foco no futuro da educação

O Experience Senac é gratuito e acontece ao vivo pelo YouTube do Senac-RS com grandes nomes nacionais e internacionais
Diálogos com profissionais da educação e tecnologia do Brasil e do mundo marcarão o Experience Senac 2020. Neste ano, o evento será on-line, gratuito e acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro, 100% ao vivo no canal do YouTube do Senac-RS. O lançamento exclusivo aconteceu na manhã desta terça-feira, 6 de outubro, e contou com a presença de jornalistas e convidados.O encontro foi conduzido pelo diretor regional do Sesc e Senac do RS, José Paulo da Rosa, e teve a participação também da diretora de educação da Microsoft, Vera Cabral. Durante pouco mais de uma hora os dois responderam perguntas e falaram sobre tecnologia e os novos rumos da educação. O ensino híbrido durante a pandemia foi um dos assuntos mais abordados durante a live. “Do ponto de vista da educação, a pandemia nos jogou em direção à construção do futuro. Ela está fazendo com que a gente saia de uma posição confortável e de uma transformação muito lenta, que não era compatível com o ritmo de todo resto”, explica Vera. O hibridismo tem sido a solução escolhida pela maioria das instituições de ensino e tende a ser parte do futuro da educação. “Quando a gente fala de educação híbrida estamos tratando de arranjos diferentes, dentro do perfil de cada escola e, até mesmo, de cada aluno. É por onde a gente tem que continuar, por onde vamos seguir. Precisamos romper essas barreiras. Aprendizagem é romper o muro da escola”, complementa.

Para José Paulo da Rosa, a educação e a tecnologia andarão cada vez mais interligadas. “A pandemia acelerou um processo que já vinha se desenhando. Os professores que ainda não utilizavam as ferramentas tecnológicas a partir de agora terão que se adaptar à nova realidade. Reinventar-se, se necessário for para utilizar toda a tecnologia disponível”, acredita.

No evento, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro, a educação será abordada em diversos contextos, contemplando tópicos como mercado de trabalho, trabalho feminino, inovação e hibridismo na educação. Além da presença confirmada como palestrantes de José Paulo da Rosa, diretor regional do Sesc e Senac no RS, doutor e mestre em educação e referência em gestão e educação no Estado, e Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft, outros nomes de peso estarão somando conhecimento neste evento. Carolina Campos, fundadora do Vozes da Educação e pesquisadora associada do CPRE/Teachers College – Columbia University; Shane Christensen, Cônsul Geral do Consulado dos EUA em Porto Alegre; Ricardo Cappra, Cientista chefe do Cappra Institute; Lisiane Lemos, Executiva de negócios e Forbes Under 30; Kelly Gusmão, Co-founder da Warren; Anna Beatriz Waehneldt, Diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac; Rodrigo Filgueira, Oficial de Tecnologías Aplicadas a la Formación do Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional (Cinterfor), instituição ligada à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Gustavo Reis, professor da Unisinos e idealizador da plataforma Estude Matemática, também compartilharão suas experiências.

Mais informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/experience.

Crédito: Maria Fernanda Moog

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,