sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

COVID-19 | Situação em Livramento é estável, diz Vigilância Epidemiológica

A avaliação foi feita pela enfermeira Gabriela Formoso com base no número de casos ativos

Ao chegar no oitavo mês da pandemia do novo Coronavírus, Sant’Ana do Livramento parece estar se encaminhando para uma situação menos perigosa em relação ao número de casos e internações por conta da doença. Atualmente são 16 casos ativos, duas internações, 14 em análise e cinco óbitos. Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Formoso, o período mais crítico já passou. “A situação mais crítica da quantidade de casos ativos já passou. A gente chegou a 80, 82, 84 casos ativos no dia, agora a gente está com 16 casos ativos. Está se mantendo nessa média”, observa.

Ainda de acordo com a enfermeira, a mudança de estação colaborou para que a situação se encaminhasse para a estabilidade. “A gente já passou o período crítico do Inverno, onde as pessoas fazem aglomerações, não ventilam os ambientes e agora esse período de Primavera […] já melhora o tempo e as pessoas já não se aglomeram tanto, mantém os ambientes mais ventilados o que diminui a proliferação dos vírus”, comenta.

Entretanto, mesmo com a possibilidade da chegada de uma vacina até o início do próximo ano, Gabriela alerta que esta não é uma solução definitiva para o vírus. “A gente não vai se livrar do vírus. Ele vai continuar circulando e a gente tem que aprender a conviver com ele […] até depois que já tiver a vacina ele vai continuar circulando por aí, vai ser como a H1N1, que faz 20 anos que a gente tem a vacina, mas ela continua circulando […] o Covid-19 não vai ser diferente disso daí”, opinou.

Ainda em sua fala, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica disse que, em face desse novo panorama da doença em Livramento, há a possibilidade do afrouxamento de algumas atividades que, por ora, foram restritas no município por conta da pandemia. Quanto aos casos ativos, o quadro dos pacientes, de um modo geral também é estável. “Tem casos de pessoas assintomáticas, que permanecem sem nenhum sintoma, temos casos com sintomas leves e temos dois casos de pacientes que estão hospitalizados na Santa Casa, mas pacientes estáveis que estão na Ala Covid”, pontuou.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos