qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Não pudemos trazer as pessoas ao parque, então levamos o parque às pessoas”, disse o governador na Expointer

Pela primeira vez em formato virtual, a Expointer Digital 2020 foi encerrada neste domingo (4/10) com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do governador Eduardo Leite. Com transmissão integral pela internet, negociações e leilões virtuais e drive-thru da agricultura familiar, a feira começou no dia 26 de setembro.

“Tivemos um belo resultado dadas as condições em que foi realizada. Era uma feira importante de ser feita, comemorando os 50 anos do parque, em um ano que começamos com dificuldades no agronegócio, em função da estiagem e, depois, de um ciclone bomba”, disse Leite. “2020 não foi um ano fácil, mas o que fica, além do resultado econômico, é o efeito de demonstração de resiliência, resistência e posicionamento do agronegócio aos olhos do próprio povo gaúcho e também do Brasil e do mundo. Tivemos de inovar, e como não pudemos trazer as pessoas ao parque, levamos o parque às pessoas.”

Mourão chegou ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, por volta das 12h, e foi recepcionado pelo governador e pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Os três assistiram à premiação da Morfologia do Cavalo Crioulo e, em seguida, participaram do almoço de encerramento da feira, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). Por último, acompanharam o descerramento da placa em alusão aos 50 anos do parque, inaugurado em 29 de agosto de 1970.

“Vivendo esse momento difícil de pandemia, a equipe da Expointer, que representa as forças produtivas do Estado, junto com os entes do governo, produziram essa edição que ficará na história. O homem e a mulher de negócios são fortes. Meus cumprimentos a todos que fizeram essa feira acontecer e esperamos, para 2021, uma Expointer mais forte ainda”, destacou Mourão.

Leite chegou à feira por volta das 11h e se dirigiu à Central de Imprensa, onde conheceu a Plataforma Expointer 2020, quatro canais que transmitiram conteúdos durante os nove dias de programação. Em seguida, fez uma visita ao Pavilhão da Agricultura Familiar, cujo comércio de produtos ocorreu por modalidade de drive-thru, para limitar a presença de público e obedecer aos protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19. Encerrando a agenda na feira, Leite e Covatti assistiram ao descerramento de placa comemorativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

“Sempre falamos em façanhas, e essas façanhas do dia a dia são as que servem de exemplo. Nosso povo gaúcho alcança novas façanhas a partir da capacidade de trabalho, e aqui está uma, a capacidade de fazer uma Expointer em meio a essa pandemia, e a presença do nosso vice-presidente da República certifica o tamanho e a importância da nossa feira”, reforçou Leite.

Para Covatti, a Expointer foi um ato de superação de todo o governo do Estado. “Construímos muito, em conjunto com as entidades copromotoras, todo esse sistema de protocolos, monitorado pela Secretaria da Saúde de Esteio e pela Secretaria Estadual da Saúde. Além da parte presencial, criamos o ambiente virtual para transmitir todas as provas técnicas, importantíssimas para o encerramento dos ciclos das cadeias que estiveram aqui, para trazer grandes produtores e para valorizar a genética produzida no Rio Grande do Sul. Também criamos um ambiente de comercialização, com o drive-thru, que está sendo um sucesso. Foi uma Expointer muito inovadora, e esse ambiente virtual deve ser mantido em 2021”, destacou.

Até este sábado (3/10), o Pavilhão da Agricultura Familiar havia recebido 1,8 mil carros, com expectativa de que, até o final deste domingo, o número chegue a 2 mil. A plataforma digital contabilizou mais de 187 mil acessos, com tempo médio de permanência de 27 minutos. No parque, houve 1.019 animais de 18 raças diferentes.