qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Tecnologia e pandemia

O que a pandemia do Covid-19 representa para as empresas?

Acredito que o mais importante é o que ela representará quando acabe. O que as empresas façam agora vai determinar seu futuro.
Houve uma explosão das tecnologias da informação, um desafio para os empresários da região, que devem monetizar essa oportunidade para converter o aumento no uso dos serviços e plataformas informáticas em vendas que tenham um menor custo operacional.
O momento é propício para capturar valor, não podemos deixar passar a oportunidade. É preciso ter firmeza e estabilidade para que o investimento se mantenha e se transforme na nova forma de vender.
A pandemia acelerou o uso de tecnologias, do mesmo modo que mostrou que tudo pode ser feito através da internet: consultas médicas, compras, etc. Os consumidores devem usar o conforto que a tecnologia oferece, ao passo que
os empresários devem aproveitar as oportunidades para aumento das vendas com a facilidade do acesso e da comunicação e com a redução dos custos operacionais.
A pandemia nos fez descobrir um novo mundo, aumentou as perspectivas para ferramentas e plataformas que já existiam. Nada disso é novo, apenas as estamos utilizando. Pensem em tudo que podemos fazer sem sair de casa.
O empresário que não digitalize seu negócio agora ficará sufocado debaixo das máscaras quando o isolamento social acabar e não terá tempo nem logística para recuperar sua posição: a inovação é a única variável que permite a sobrevivência das empresas.
O comércio eletrônico e o marketing digital tiraram vantagem de uma nova realidade, colocando o cliente no centro e abrindo o leque de possibilidade de escolha de fornecedores.
Cada real investido em marketing digital significa 40 reais em vendas. O comércio está perdendo formas baratas, passivas e efetivas de divulgação, pelo simples fato de não compreender que seus consumidores mudaram.
Antes, estes se adaptavam as opções, agora são as empresas que devem adequar sua oferta à realidade.
Dessa forma entende-se o valor de um sítio eletrônico, de um WhatsApp empresarial, do eCommerce. É viável que uma empresa não apareça em uma pesquisa do Google? Mas agora é admissível que ela não tenha telefone fixo.
Os tempos mudaram, é preciso acompanhar as mudanças.

Do mesmo modo, todas essas ferramentas possibilitam a capacitação remota, barata e massiva de colaboradores das empresas. É preciso perceber que a falta de capacitação é assustadoramente onerosa, porque os consumidores exigem melhor atendimento. O talento existe, mas é preciso investir nele. Agora é o momento de criar a infraestrutura que permitia a sobrevivência de cada empresário e cada empresa, afastando as práticas que não pertencem mais a este tempo, para começar uma nova etapa de triunfo comercial.

Por: Rafael Machado Osorio, MSc
Founder & CEO

Potencia

www.potencia.org

Telefones: BR 55 98137 9999 | UY 4625 1111

Emails: hola@potencia.org | oi@potencia.org

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos