sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Setembro Amarelo e a saúde mental nas organizações

Cecimari Antunes de Souza (Foto: Divulgação/AP)

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio e, no Brasil, a data é uma oportunidade para fazer um mês inteiro de campanhas de conscientização. Mas muitas pessoas se perguntam o motivo de terem escolhido a cor amarela para representar a causa, e poucos sabem que foi em virtude de que em 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, que morava com os seus pais na cidade do Colorado, nos Estados Unidos, se matou dentro de seu Ford Mustang 1968. O Mustang Amarelo, segundo os amigos de Mike, era seu principal passatempo. Mike reformou o carro e o tinha pintado de amarelo.
Entretanto, prefiro relacionar a escolha do mês nove (setembro) e a cor amarela pelos respectivos significados. Sabemos que a cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. No momento em que exercitamos o nosso olhar para ir em busca da luz e menos para a escuridão, maior é a chance de vivermos mais felizes e otimistas. No nosso dia a dia sempre surgirão acontecimentos positivos, e também negativos, está em nós valorizarmos o que acontece de bom, e direcionarmos os nossos pensamentos para o que nos traz satisfação. Pois, se vivermos mais leves e felizes, cada vez mais saberemos valorizar a vida.
Já o número nove, por sua vez é o final de um ciclo e começo de outro. Este número está associado ao altruísmo, à fraternidade e à espiritualidade. A espiritualidade é outro fator que nos fortalece e nos torna seguros e confiantes, portanto, desenvolvê-la nos faz dar um sentido diferente a vida. No momento em que conseguimos desenvolver a espiritualidade, passamos com mais força pelos ciclos adversos da vida. E começamos a ter certeza que a vida é cíclica. Há momentos de sombra, mas na maior parte, são de luz, basta nos esforçarmos um pouquinho para enxergá-la.
Outro aspecto importante é fazermos o que gostamos, trabalhar naquilo que traz a satisfação profissional é uma prática que devemos sempre estar em busca. Afinal, passamos a maior parte do nosso tempo dedicado ao trabalho, por isso, é extremamente importante trabalharmos em um ambiente saudável e que propicie qualidade de vida.
Portanto, a cultura corporativa também deve estar voltada para esse pilar. É necessário que a organização preze pelo respeito, harmonia e bom relacionamento interpessoal entre as equipes. No momento em que a empresa tem colaboradores satisfeitos e realizados, isso será refletido no engajamento, comprometimento e consequentemente no atendimento ao público alvo.
A Sicredi Pampa Gaúcho, por sua vez, está atenta a essas questões e já possui uma cultura de valorização das pessoas, tanto colaboradores como também com os associados. Isso reforça e traduz o nosso propósito que é: melhorar a qualidade de vida dos associados e da sociedade. Com isso, internamente, implementamos ações com foco no bem-estar, saúde mental, autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Também, possuímos formas e ferramentas para avaliar constantemente o clima organizacional. Temos uma pesquisa de pulso, a qual é realizada através do app Happyforce, onde acompanhamos, diariamente, a satisfação dos colaboradores, e quando necessário atua-se com ações em momentos de baixos índices de engajamento.
Essa é apenas uma, dentre as várias ações em que a área gestão de pessoas da Pampa Gaúcho, realiza. Temos uma preocupação genuína com o clima e bem-estar dos colaboradores. E pensando nisso, constantemente nossa plataforma de cursos e treinamentos EAD vem sendo atualizada, e além de possibilitar a ampliação do conhecimento técnico, dá oportunidade para que os colaboradores aprofundem o autoconhecimento através de webinars sobre saúde emocional, práticas de meditação, psicologia positiva, organização para uma alimentação saudável, entre outros. Com tudo isso, temos a sensação de estarmos cumprindo com o nosso papel e preservando nosso maior ativo: as pessoas.
*Cecimari é Gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Pampa Gaúcho

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos