sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Antigomobilistas realizam manifestação contra a reforma tributária

O pacote de medidas propostas pelo Governo Leite deve ir à votação nesta quarta-feira (23)

No início da noite deste domingo (20), um grupo de cerca de dez automóveis se reuniu no largo Hugolino Andrade, no centro da cidade, com a intenção de manifestar sua contrariedade à reforma tributária sugerida pelo Governo do Estado. Composta por entusiastas e colecionadores de automóveis antigos, a ação foi levada a cabo com a intenção de informar à comunidade sobre os reflexos que a reforma pode trazer, caso aprovada.

Entre outras medidas, a reforma também deve afetar diretamente os donos de automóveis antigos. Isso porque o texto prevê a isenção do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) apenas para os automóveis com data de fabricação igual ou maior do que 40 anos, e não mais 20 anos, como é atualmente. Com faixas e cartazes fixadas nos automóveis, os manifestantes também distribuíram panfletos e adesivos do movimento.

Um dos organizadores da manifestação, Alex Ramos, disse que o intuito do ato era trazer mais justiça à população. “Já foi mudado o texto (da reforma) várias vezes, e agora eles adiaram mais uma vez (a votação) pra ver se o povo esquece. (Mas) a gente está bem atento a isso e não vai aceitar numa boa”. Além disso, Ramos também explicou que o custo para manter e reformar os automóveis, no caso de quem os coleciona, já é bastante alto e também contribui aos cofres do Estado. “(Foram) três carros restaurados aqui e isso já vem no imposto sobre as peças que a gente compra. Taxa sobre taxa. Às vezes tu compra um produto, olha a nota fiscal e vê 17% mais 5% porque veio de São Paulo e entrou no Rio Grande do Sul”.

Ainda sobre o mesmo tema, o manifestante apontou outros trâmites como emissão de habilitação e transferência de veículos como formas de o Governo obter recursos. Antes de encerrar, Ramos também falou sobre outra ação que deve acontecer no próximo final de semana. “Nossa Carreata Farroupilha vai ser no próximo domingo. […] Vamos sair da frente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e vai circular pelas ruas da cidade. […] Na outra carreata que a gente fez, arrecadamos 40 litros de leite para a Santa Casa. […] Nessa carreata a gente vai juntar alimentos para o Lar de Meninos. Cada ação que a gente faz, a gente procura trazer um benefício para a comunidade”, pontuou.

O texto com as novas medidas deve ser votado nesta quarta-feira (23).

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e