sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Semana Farroupilha em Livramento é marcada por inovação

Mesmo em meio à pandemia, santanenses mantêm as tradições
Foto: Marcelo Pinto/ AP

Berço de um dos mais importantes movimentos tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul, Sant’Ana do Livramento sempre figura entre as principais cidades quando o assunto é o cultivo às tradições gaúchas. Neste ano, embora a programação tenha sofrido grandes mudanças, impostas pela pandemia do novo Coronavírus, não foi diferente.
Na segunda-feira (14), data que marca o início da Semana Farroupilha, em uma cerimônia realizada em uma localidade rural no Cerro Chato, onde o santanense e tradicionalista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes passou parte de sua infância, foi acesa a Chama Crioula, um dos principais símbolos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A solenidade foi acompanhada por um número restrito de pessoas, de acordo com o protocolo sanitário do município, mas através das redes sociais milhares de gaúchos prestigiaram o evento. A partir daí, o transporte da Chama até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Velha ficou a cargo do Grupo Santanense de Cavalgadas, representado por 15 membros. A comitiva realizou a entrega do símbolo no dia seguinte, após percorrer as principais ruas da cidade.
Para João Pires, um dos integrantes do Grupo, o momento foi de grande emoção. “A gente procurou fazer dentro dos protocolos e cultuar o nosso tradicionalismo, que é trazer uma centelha da chama para Sant’Ana do Livramento”, comentou.
O CTG foi escolhido para substituir o tradicional galpão montado pela Prefeitura na praça General Osório, a medida foi adotada visando facilitar o controle da circulação de pessoas no local. A partir da terça-feira (15), as entidades tradicionalistas santanenses revezaram a guarda da Chama, entretanto, observando as orientações e protocolos sanitários impostos pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.
Mesmo com poucos representantes e em um novo local, as entidades encontraram formas de cultuar a tradição. O CTG Sinuelo do Caverá, por exemplo, contou com partidas de truco, trovas e uma roda de música promovida por seus membros. O patrão da entidade, Fabiano Gonçalves, avaliou positivamente a nova experiência. “Eu achei excelente. Considerando o que era o galpão da praça, é incomparável, muito melhor. Pela acomodação, por tudo”, explicou. Ainda em sua fala, o patrão apenas lamentou a ausência do público e das atividades culturais que ocorrem no local em épocas normais.
Já o presidente da Comissão Organizadora, Leonardo Soares, se mostrou satisfeito com as atividades promovidas na cidade e destacou a colaboração da comunidade e das entidades. “Nós agradecemos todo esse apoio da comunidade em geral e dos tradicionalistas. […] O resultado não pode nunca ser diferente quando se faz com amor. Está aí a prova disso, a gauchada toda unida. […] Essa é a forma de fazer cultura em Livramento”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos