qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Prefeitura autoriza retorno de escolas particulares na segunda

Pelo menos sete instituições voltarão às aulas no início da próxima semana

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento autorizou pelo menos sete escolas infantis particulares do município a retornarem com suas atividades de ensino presencial a partir da próxima segunda-feira (21). A informação foi confirmada pelo secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, nessa sexta-feira (18).
Segundo Dutra, a autorização se deu após a votação e aprovação do Centro e Operações de Emergência, instalado para avaliar a situação da saúde no município. Além do COE, o tema passou pela apreciação da Secretaria de Educação e os Conselhos de Saúde e Educação. Quase dez instituições teriam apresentado um plano de contingência para a realização das aulas nessas instituições infantis, mas alguns não foram aprovados. Caberá aos pais decidirem se querem, ou não, levar os filhos aos encontros presenciais.
Com a anuência dos conselhos, o prefeito aprovou o retorno das atividades, segundo um decreto do dia 22 de agosto que afirma que os casos omissos e as eventuais exceções do documento serão definidas pelo Prefeito. “Essa definição só é possível porque essas escolas estão com tudo em ordem e com plano de contingência aprovado”, explicou Ricardo Dutra.
Questionado pelo fato de somente as escolas particulares poderem retornar e as municipais não, o secretário destacou que tudo será feito de forma gradual. “É diferente autorizar somente 200 alunos a retornarem às atividades do que todos cinco mil da rede municipal. Isso precisa ser feito de forma gradual, pois além dos alunos, contará com a mobilização de professores e transporte, ou seja, é uma rede de mais de mil pessoas. É temerário que façamos isso tudo de uma só vez”, explicou.
Ricardo Dutra complementou dizendo que, recentemente, foi feita uma consulta com todos os pais da rede municipal e que 83% deles eram contrários ao retorno das aulas presenciais. “Muito embora nós tenhamos que voltar, vai ser dada a opção aos pais de levarem, ou não, os seus filhos à escola (…). Esse retorno está sendo analisado, mas será feito de forma gradual. Enquanto isso, o ensino remoto segue acontecendo”, finalizou.