sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Escola Doutor Élbio promove roda de chimarrão virtual

Evento acontece como forma de oferecer um ambiente descontraído entre professores e alunos

Com as aulas presenciais suspensas desde o mês de março por causa da pandemia do novo Coronavírus, as tradicionais atividades culturais e visitas a Centros de Tradições Gaúchas (CTG) durante a Semana Farroupilha também sofreram alterações em Sant’Ana do Livramento. Entretanto, para que a data máxima do Rio Grande do Sul não passasse em branco, a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Élbio Silveira Gonçalves resolveu inovar e promover uma roda de chimarrão virtual.
O evento está previsto para acontecer na sexta-feira (18) através de uma plataforma de reuniões online. Na programação, música e danças tradicionais, com a participação de representantes do CTG Jayme Caetano Braun. De acordo com a diretora da escola, Daniela Torres, o intuito é manter viva a Semana Farroupilha, mesmo que à distância. “Essas atividades de integração são muito importantes na desenvolvimento de nossos alunos. Muitos têm essa experiência de vivenciar a Semana Farroupilha só na escola e neste ano não poderíamos deixar de fazer algo para promover essa integração”, explica.
Quanto a aceitação da comunidade escolar, Daniela diz que o retorno está sendo bem positivo e já há expectativa por parte de professores e alunos para o evento. Finalizando a sua fala, a diretora também aponta a roda de chimarrão como uma válvula de escape em quase seis meses de pandemia e isolamento domiciliar. “A intenção da equipe é proporcionar um momento de integração e lazer. Entendemos que nossos alunos e colegas estão precisando descontrair, pois essa nova rotina de trabalho tem deixado os colegas bem cansados”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos