Operação da Polícia Federal reprime evasão de divisas e lavagem de dinheiro em Livramento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Polícia Federal deflagrou hoje à tarde, (16/09), em Sant’Ana do Livramento, a Operação Cisplatina. Policiais federais cumprem 2 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporárias e 1 mandado de busca e apreensão, além do bloqueio de todas as contas bancárias registradas em nome de 19 pessoas físicas e jurídicas.

 

As medidas foram expedidas pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre, com o fim de desarticular organização criminosa especializada na evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O núcleo do grupo criminoso está localizados na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera).

Pelo apurado até o momento, o grupo criminoso foi responsável pela evasão de aproximadamente R$ 200 milhões em espécie do Brasil para o Uruguai, sendo que as movimentações financeiras operacionalizadas pela quadrilha alcançam o montante estimado de R$ 5 bilhões.

 

A investigação apontou a existência de um grupo de pessoas físicas e jurídicas, todos residentes ou sediados na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, que receberia em suas contas bancárias valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil e, em seguida, sistemática e quase diariamente, operacionalizava o saque, o transporte e entrega dos valores em casas de câmbio e outras instituições financeiras do Uruguai.