qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Saiba como vai funcionar as Caseriadas e a Guarda da Chama Crioula

A Semana Farroupilha municipal 2020 foi aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira (14) com o acendimento da Chama Crioula na Estância Cerro Chato na casa onde Paixão Côrtes teria passado parte de sua infância. Em um ato bastante restrito por conta das regras sanitárias de controle e combate a covid-19, o fogo simbólico foi aceso na presença de autoridades e da imprensa local. Logo após o encerramento da solenidade de acendimento da chama crioula cerca de 15 cavaleiros do Grupo Santanense de Cavalgadas iniciaram uma marcha até o Galpão Tradicionalista Nascentes do Ibirapuitã para o pernoite de onde o grupo sairá hoje com destino ao CTG Estância Velha da Brigada onde acontecerão as caseriadas.

Segundo o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, a chegada da chama será por volta das 16 horas sem aglomerações e sem a presença de público. “Neste ano nós temos realmente uma semana farroupilha diferente com atividades restritas para todos nós e com ações um tanto simples. Embora em uma escala menor nós vamos fazer a tradicional caseiriada. Hoje a partir das 16 horas vai estar chegando a chama crioula lá no CTG Estância Velha dando início a guarda das entidades que irá se estender até o dia 20 de setembro ao meio dia. Até lá as entidades vão desenvolver atividades culturais e campeiras além da valorização da culinária gaúcha em suas caseriadas. Vai ser uma atividade diferenciada reinventando o movimento e não deixando de cumprir e preservar esse legado que foi deixado pra nós” destaca.

Sobre as atividades em galpões e CTGs, o presidente esclarece que apenas duas estarão realizando jantares e almoços e estarão com suas portas abertas durante a Semana Farroupilha que são o CTG Presilha do Pago da Vigia e CTG Sinuelo do Caverá. “São essas duas. Mas nós teremos ainda mais 5 entidades que estarão recebendo a chama crioula e fazendo uma ronda de cunho interno somente para suas patronagens. Já na caseriada oficial do município todos os protocolos de saúde serão adotados com uma limitação de apenas 8 pessoas dentro do CTG Estância Velha para evitar aglomerações. Lá também é vedada a realização de qualquer jantar, almoço ou reunião que envolva mais de 10 pessoas naquele local. Sobre a distribuição da chama , isso ficará a cargo da comissão dos festejos que irá levar até cada uma das entidades que se propos a recebe-la. O encerramento das atividades será no dia 20 também de maneira virtual” complementou Leonardo.

Fotos – Marcelo Pinto

 

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.