ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Semana Farroupilha é aberta em evento histórico

Acendimento da Chama Crioula foi realizado no local onde nasceu Paixão Côrtes
Foto: Marcelo Pinto/AP

O acendimento da Chama Crioula, na tarde desta segunda-feira (14), na Estância Cerro Chato, no interior de Sant’Ana do Livramento, marcou o início das comemorações da Semana Farroupilha. Pela primeira vez, em virtude da pandemia, o fogo simbólico foi acesso na casa onde viveu e se criou João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.

O folclorista santanense, que ganhou o mundo por suas pesquisas sobre a cultura gaúcha, ajudando a idealizar os festejos farroupilhas, também foi o criador da ideia da chama crioula como símbolo gaúcho. Neste ano, ao contrário das edições anteriores, o acendimento da Chama em nível estadual foi cancelado, ficando a cargo de cada uma das 30 regiões tradicionalistas e suas cidades organizarem o evento a sua maneira.

Na 18º Região Tradicionalista, ficou definido que cada munícipio organizaria seu acendimento. O presidente da comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, afirma que o local foi escolhido para evitar aglomerações e para homenagear diretamente o idealizador da Chama Crioula. “Nada mais justo que prestar esse homenagem. Aqui ainda existe a tapera onde Paixão Cortes viveu”, disse.

Após o acendimento foi realizada uma breve solenidade e em seguida 15 integrantes do Grupo Santanense de Cavalgadas conduziu a chama até o Galpão do Grupo Nascentes do Ibirapuitã onde ela irá repousar para, na terça-feira (15), ser conduzida a cidade.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das